Faça parte do meu
  WhatsApp | (67) 99250-1060

BATE PAPO AZUL EM CONSCIENTIZAÇÃO À INCLUSÃO DA PESSOA SURDA FOI DEBATIDO ONTEM EM PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL

Aconteceu ontem (26) na Câmara Municipal de Maracaju o 2º Bate Papo Azul, aonde foi abordado o tema sobre inclusão social da pessoa surda, em alusão ao Setembro Azul em que é celebrado o mês do surdo.

Para a comunidade surda e de pessoas com deficiência auditiva, setembro é um mês marcante. Há várias datas significativas — incluindo o dia 26, em que no Brasil comemoramos o Dia Nacional dos Surdos. Trata-se de uma homenagem ao professor surdo francês Eduard Huet, que fundou a primeira escola para surdos aqui no país. Graças a essas datas, o mês passou a ser chamado de “Setembro Azul”.

O palestrante Adriano Gianotto, professor surdo da UFMS em Campo Grande, nos fez refletir sobre os benefícios e a importância da criação de um CIL (Centro de Interpretação de Libras), bem como sobre as dificuldades enfrentadas nessa luta pelos direitos da pessoa surda em meio a sociedade. Abordou sobre a criação de uma lei referente à lingua de sinais para dar abrangência maior para a criação do CIL, além da necessidade de se dar mais atenção aos surdos, principalmente em Maracaju, visto que há em média 30 surdos no município.

O evento também contou com a participação especial do grupo de teatro Amador Criativo, um grupo formado em sua maioria por pedagogos, resgatando os contos de fadas clássicos, como o apresentado ontem a noite: Cinderela.

O vereador Robert Ziemann vêm abraçado esta causado, juntamente com representantes dos surdos em Maracaju, afim de viabilizarem a criação do CIL em Maracaju e, o intuito da palestra foi exatamente ressaltar essa questão e fitar os olhos naqueles muitas vezes esquecidos pela sociedade.
“Estou muito satisfeito na proporção que essa causa vêm alcançando, aonde, com um passo de cada vez nós vamos conscientizando a população sobre a necessidade e atenção devida à essa classe, cuja a voz é expressada por meio de sinais.” – apontou Robert.

Ainda, a professora Rosecleide Orozimbo Harada, professora e tradutora / intérprete de Libras, se mostra muito satisfeita com a palestra de ontem: “pra nós foi maravilhoso, pra nós que já temos o hábito de ver palestras de surdos, essa foi maravilhosa”.

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp