Faça parte do meu
  WhatsApp | (67) 99250-1060

A Associação Amigos do Autismo de Maracaju (AMAR) comemora 1 ano hoje no Dia Mundial de Conscientização do Autista

No final do ano de 2007, a ONU definiu todo dia 02 de Abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e, em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil segue em uma campanha nacional com o tema: “Respeito para todo Espectro” para celebrar a data, utilizando da hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.

Ainda, no mesmo dia, é comemorado o primeiro ano da AMAR (Associação Amigos do Autismo de Maracaju), que tem como propósito acolher as famílias autistas do nosso município, orientando, auxiliando e capacitando pais e profissionais que estão comprometidos diariamente com o bem estar e desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias!

A AMAR surgiu da necessidade de uma mãe, diante do diagnóstico de autismo de seu filho, que, através dessa necessidade, buscou ajuda junto ao vereador Robert Ziemann, que abraçou essa causa e procurou pais e profissionais para juntos agregar conhecimentos e formar a Associação, buscando assim recursos e conhecimento atrás de visitas a outras associações e projetos.
A Associação é formada por pais e profissionais que possuem vínculo direto ou indiretamente com crianças autistas. Conta hoje com a orientação e auxílio de psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas, neuropsicopedagogas, terapeutas ABA, advogados, fisioterapeutas e pedagogas, que buscam melhorias na qualidade de vida de nossas crianças e suas famílias.
Atualmente há uma estimativa de 30 crianças autistas em Maracaju, visto que muitas ainda estão sem laudo médico ou em processo de avaliação.

Hoje a AMAR trabalha no sentido de reunir e capacitar pais e profissionais, com materiais individualizados, pensando na necessidade de cada família, apresentando vídeos de apoio, grupo de Whatsapp, capacitações e acolhimento!

“Cada autista em sí, tem uma forma de ser, uma forma de ver as coisas, e a AMAR veio para agregar, para que possamos ter um olhar e uma forma diferenciada de poder investir nessa criança, visando melhorias na qualidade de vida desse autista junto a sua família e no convívio com a sociedade em geral.” – destaca Josane Golfeto Helfer, presidente da AMAR.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp