Biografia

Robert Gustavo Ziemann nasceu em Campo Grande (MS) em 09 de julho de 1982, é filho do advogado Anisio Ziemann e da pedagoga Maria Helena Ziemann, tem três irmão Roger Augusto, Helen Fernanda e Carlos Guilherme.

Em Maracaju no ano de 2013, casou-se com Crislaine Luiz Pereira. O casal tem um dois filhos, a Sofia e Enzo.

Mora em Maracaju há mais de 30 anos, onde sua vida estudantil foi na Escola Municipal João Pedro Fernandes, que estudou todo o ensino fundamental, e concluindo o ensino médio no Colégio Objetivo. Já em 2006, se formou em Direito na Universidade da Grande Dourados – UNIGRAN.

Em Maracaju, Robert construiu uma vida dedicada ao próximo, onde através do Esporte e do Social se destacou praticando e dando aulas de judô. Em 2002 foi eleito como presidente da Associação dos Universitários de Maracaju - AUNIMAR, com uma gestão inovadora e diferenciada, conseguiu gerar uma economia de 2 mensalidades para cada acadêmico das 10 mesalidades que eram pagas.

Foi convidado a ingressar no Rotary no ano de 2009, onde exerceu cargos como Presidente e Governador Assistente do Rotary Club, além contribuir na organização das Festas da Linguiça entre 2010 à 2015.

É funcionário público concursado no município de Maracaju, no cargo de Assistente Administrativo, onde exerceu as funções de Diretor de Análise e Fiscalização e Diretor de Recursos Humanos.

Foi indicado entre os anos de 2009 à 2012, para representar o município de Maracaju no Conselho Estadual das Cidades do estado de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Judô Para Todos e Instituto Pequeno Cidadão criados por sua família e apadrinhados por Robert hoje atendem mais de 450 crianças, adolescentes, jovens e adultos com aulas gratuitas de Judô, Violão, Handebol, e Futebol.

 

Sua carreira política começou em 2008, como candidato à vereador pelo PDT, onde obteve 342 votos, não obtendo êxito na eleição. Já em 2012 foi eleito como segundo vereador mais votado com 858 votos.

Em seu primeiro mandato mostrou uma forma inovadora de trabalhar em prol da cidade, obtendo prêmios a nível de estado, como o prêmio da União da Câmara de Vereadores de Mato Grosso do Sul - Projetos Destaques, com projetos como o “Oficina Acadêmica” que aplica testes vocacionais e palestras motivacionais para os alunos da rede pública e privada para a ajudar na escolha profissional, e também o “Maracaju Inovando a Educação” que apresenta aos profissionais da educação, como professores, coordenadores e diretores novas ferramentas para contribuir para o aprendizado, além de palestras motivacionais, além disso em seu primeiro mandato, foram realizados mais de 45 ações.

Merecem destaque as regularizações de terrenos, doações de equipamentos esportivos, aprovações de leis, como a Lei de Incentivo ao Primeiro Emprego, Lei dos Primeiros Socorros nas Escolas e Creches, Lei de Reparação de Danos na Escola, além de várias cobranças como o convênio da CASSEMS, Melhorias nos Correios.

Já em 2016, foi convidado pelo Governador do Estado Reinaldo Azambuja para ingressar no PSDB, onde foi reeleito para seu segundo mandato com 786 votos.

Sendo eleito presidente do Diretório Municipal do PSDB de Maracaju no ano 2017, sempre buscando o desenvolvimento e justiça social em suas ações.