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Projeto “Judô na Escola” foi aprovado por unanimidade

Em sessão ordinária na Câmara Municipal (27/11),  foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei de autoria do Vereador Robert Ziemann que trata sobre a implantação de técnicas de Judô como atividade extracurricular nas escolas municipais de Maracaju, com intuito de ajudar aos profissionais na área de educação, pais e alunos, usando o Judô como uma ferramenta de inclusão social, formação, e aumento do rendimento escolar e diminuição da evasão.

O Vereador salienta que o esporte como um todo é uma grande ferramenta que desempenha um importante papel no aumento da capacidade de armazenamento de informações, respostas rápidas, agilidade e destreza, e principalmente no aumento da concentração e equilíbrio mental.

“Tenho uma base na minha educação através do esporte, sei que o judô assim como outros esportes, tem uma importante função nas vidas de várias crianças, adolescentes e jovens para a sua vida inteira, trazendo para eles, muitas vezes princípios que não ganharam em suas vidas pessoais”.

Tendo essa visão a UNESCO declarou o judô melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens, entre seus 04 a 21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”, promovendo, através do conhecimento do esporte, todas as possibilidades psicomotor (localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogando, puxar, empurrar, rastejando, pulando, rolando, caindo, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e os pés, etc.) e de relacionamento com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-táticos de esportes de iniciação forma adaptada, além de buscar uma adequação geral, ideal. Da mesma maneira o COI (Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO) considerou o esporte mais completo e promove os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.

O Projeto deve ser implantado no próximo ano nas rede de ensino municipal, primeiramente nas escolas de ensino integral, passando posteriormente para as demais escolas municipais.

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