O dia 26/09 é considerado o dia Nacional do Surdo e o próprio mês de Setembro como um todo, é para a comunidade, chamado de Setembro Azul. Esse é um mês para refletirmos sobre a comunidade surda e pensarmos mais sobre a inclusão dos surdos na sociedade.
O Instituto Pequeno Cidadão, em parceria com a Fundesporte, Prefeitura Municipal de Maracaju, Financial Imobiliária, Vereador Robert Ziemann, Óticas Trento e Óticas Sorella promovem o 2º Bate Papo Azul com o tema: “Inclusão Social da Pessoa Surda”, ministrado pelo professor Adriano Geanotto, professor surdo da UFMS.
O encontro ainda contará com a apresentação do grupo de teatro Amador Criativo, com a peça “Cinderela” ilustranto e dando mais dinamismo ao evento. Todo o curso será acessível em libras e conta com entrada franca à toda a população.
O vereador Robert Ziemann abraçou a causa esse ano, na busca pela criação do CIL (Centro de Interpretação de Libras) em Maracaju, aonde o mesmo já promoveu cursos de libras gratuíto para a sociedade.
“É uma forma de buscar a inclusão social em Maracaju, uma cidade que está se desenvolvendo a cada dia, e que muitas vezes, nos esquecemos dessa classe dos surdos, que enfrentam dificuldades em se comunicar…” – aponta Robert.