Com o tema “Diversificação do Agro para um Brasil Melhor”, a Fundação MS lançou na manhã desta quarta-feira a 17ª edição do Showtec, o maior evento de tecnologias para o agronegócio da região Centro-Oeste, na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).
Entre os dias 23 e 25 de janeiro, a expectativa é de que os 15 hectares destinados para o evento em Maracaju, recebam 15 mil visitantes.
Para o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, o tema é motivo de atenção para quem trabalha na área. “Os produtores devem ficar de olho na questão da diversificação, porque existem novas alternativas no mercado”, ressaltou.
O presidente explicou que a estrutura em Maracaju já está sendo montada e que além da agricultura familiar, não há distinção entre pequenos, médios ou grandes produtores.
A intenção da exposição é de trazer aos produtores e profissionais do agronegócio o que há de mais moderno no mercado. E o tema, vem ao encontro da consolidação que o Estado sofreu nos últimos anos, com outras formas de cultivo que vem ganhando espaço.
O diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe explica que para um estado que começou com agricultura de grãos e se fortaleceu com a Pecuária, nos últimos anos houve a ampliação.
“Da cadeia que foi a cana-de-açúcar à floresta plantada, é a maior diversificação que está acontecendo nestes últimos anos. Essas dimensões da agricultura de Mato Grosso do Sul melhoram a competitividade e reduzem o risco”, considera.
A edição 2013 terá mais de 100 expositores, demonstrando aproximadamente 500 tecnologias voltadas para a cultura da soja, milho, integração lavoura, pecuária e floresta, cana-de-açúcar e agroenergia, máquinas, implementos agrícolas, veículos e agricultura de precisão.
“É um misto de exposição e vitrine tecnológica, onde o insumo principal é o conhecimento. É um momento único para discutir e olhar as tendências”, disse o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.
Segundo ele, o evento não tenho cunho especificamente comercial e já se consolidou como uma das principais feiras do país.
Em 2012, o Showtec recebeu 12 mil pessoas que foram conhecer tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil, inclusive produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O evento é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul, Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso do Sul) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
Reprodução: http://www.campograndenews.com.br/rural/com-foco-na-diversificacao-showtec-2013-e-lancada