FAMÍLIAS MARACAJUENSES PODEM TER ATÉ 65% DE DESCONTO NAS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA.

No último dia 20 de fevereiro foi realizado uma assembleia na Câmara Municipal dos Vereadores em Campo Grande, aonde estiveram presentes autoridades de todo o Estado de Mato Grosso do Sul afim de discutirem os problemas enfrentados com as altas tarifas nas contas de energia elétrica por parte da Energisa. Foi instaurado no dia 18 de fevereiro um inquérito, aonde o Ministério Público Estadual estará investigando a pauta em questão e buscando possíveis soluções para a diminuição de valores nas contas de energia.

Muitos ainda desconhecem, mas existe um projeto sobre TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA aonde famílias de baixa renda tem direito a até 65% de desconto nas contas de energia elétrica. Como outros programas sociais do governo federal, a Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada para dar descontos à famílias de baixa renda, que precisam de um auxílio para sobreviver. No entanto é importante lembrar que não é qualquer família que consegue esse benefício, aonde requer alguns critérios para que o governo consiga ajudar as famílias mais necessitadas. É necessário também possuir um consumo máximo de luz por mês para que os descontos aconteçam e também para que elas tomem consciência da importância de economizar luz. Para ser beneficiário desse Programa, as famílias devem possuir cadastro no CadÚnico, ter uma renda per cápita menor que meio salário mínimo (beneficiários do Bolsa Família 2019), ter algum membro da família que dependa da luz  para trabalhar ou por motivos de saúde, a família não pode ganhar mais que três salários mínimos mensais.

Se você e sua família se encaixam dentro de um ou mais desses critérios acima, precisam se cadastrar ao Tarifa Social de Energia Elétrica e ganhar um desconto mensal na conta de luz.

Para se cadastrar você precisa ir até a agência de energia elétrica de sua região munido de seus documentos (RG, CPF, NIS – número de identificação social – e o código da unidade consumidora), preencher todos os requisitos e se cadastrar.

Vale lembrar que o governo federal criou algumas divisões para o desconto, ou seja, quanto menos a família consumir, maior será o seu desconto. Assim, a família consegue pagar a sua conta de luz e ainda se conscientiza para o consumo.

No nosso município de Maracaju, só pra se ter um exemplo, há 2.915 famílias com direito a esse benefício, entretanto apenas 1.086 famílias apenas são beneficiadas, ou seja, há mais de 1.800 famílias em nosso município que possuem esse direito e não utilizam por que desconhecem essa informação.

“Com os meios de comunicação, redes sociais, nosso papel como vereador é levar essa informação e torna-la pública, afim de ajudar as famílias que não possuem condições necessárias para pagar uma conta de energia em sua residência.” – aponta Robert Ziemann.

O vereador também reitera o convite à todos, especialmente aos vereadores, aonde haverá uma próxima assembleia no dia 12 de Março em Campo Grande, aonde estará presente o presidente da ANEEL, conselho que regulamenta e fiscaliza a produção e transmissão de energia elétrica em conformidade com as políticas e diretrizes do governo federal.

Notícias relacionadas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?