Foi aprovada hoje por unanimidade projeto para a criação do Centro Municipal de Intérprete em Libras (CMIL) em Maracaju.

Foi aprovada hoje por unanimidade projeto para a criação do CMIL em Maracaju. Trata-se de um Centro Municipal de Interpretação em Libras que irá contribuir e muito para a classe surda no Município.

Com a iniciativa do vereador Robert Ziemann, juntamente com a professora intérprete em Libras Rosecleide Orozimbo Harada, que há meses vêm lutando pela criação do CMIL e apoio à classe surda de Maracaju. Ambos já visitaram no ano de 2019 instalações do CIL em Dourados, afim de realizar um estudo para que fosse apresentado ao prefeito municipal que, agora, fora aprovado pela Câmara Municipal que em breve será colocado em execução.

Atualmente, Maracaju conta com pelo menos 30 surdos, aonde existe a dificuldade em se comunicar com a sociedade, principalmente quando se trata de buscarem serviços públicos, como uma consulta médica, por exemplo. O intuito da criação do CMIL visa justamente o auxílio à essa classe, com a interpretação dos mesmos quando precisarem de algum tipo de ajuda, diminuindo assim a dificuldade por parte da sociedade de compreensão e comunicação.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós, aonde aprovamos a criação do Centro Municipal de Intérprete em Libras, algo que nos foi trazido através da professora Rosy, junto com os surdos que me procuraram para que pudéssemos estar lutando para a criação do CMIL, que hoje, foi aprovado por unanimidade por parte dos demais colegas.” – conclui o vereador Robert.

 

Notícias relacionadas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?