No final da tarde desta segunda-feira, 22, moradores da região do Campo de Futebol “Poeirinha” solicitaram a presença dos vereadores do PDT Joãozinho Rocha e Robert Ziemann, para que os mesmos pudessem constatar pessoalmente o lixão que está se formando dentro da área pertencente a Ferrovia Novoeste S.A.
Segundo relatos dos moradores há meses “freteiros” e populares estão usando o local para jogar entulhos, galhos, lixo doméstico e até mesmo animais mortos. E ainda, como se não bastasse, colocam fogo, trzendo trasntorno aos moradores daquela região. “Estamos pedindo socorro aos nossos vereadores, queremos que eles nos ajudem a acabar com esse lixão. Quando começa o fogo, animais peçonhentos como cobras, escorpiões, aranhas e ratos, invadem nossas casas tentando fugir do fogo. E ainda temos nosso campo do “Poeirinha”, onde nossas crianças, jovens e adultos utilizam para jogar futebol nos finais de semana, e aos poucos o lixão irá tomar conta de todo campo. Portanto, precisamos que nossos representantes se sensebilizem e retire esse lixão clandestino”, comentou uma moradora.
De acordo com vereador Joãozinho Rocha, este lixão já foi denunciado semanas atrás pelos moradores. “Recebi em meu gabinete e através de ligações denúncias sobre esse lixão dentro da área urbana de Maracaju. E emediatamente, através da Câmara Municipal de Vereadores, do Presidente Édio Antônio, enviei ofício ao Ministério Público Estadual e representantes do executivo municipal, onde solicitei a retirada deste lixão. Infelizmente ainda não obtive resposta. Contudo, talvez agora através de relatos de moradores e também de fotos do local, teremos algum tipo de resposta. Mas desde já quero deixar claro, precisamos solucionar o problemas desses moradores, nossa população não merece ficar no descaso”, disse o vereador Joãozinho.
Já para o vereador Robert Ziemann a população de Maracaju sofre com a falta de um lixão para restos de contruções e galhos de árvores. “Sabemos da dificuldade que nossos moradores e também “freteiros” têm para jogar restos de obras e de galhos e folhas de árvores podadas. Mas também temos que ter a conciência, de que não podemos criar lixões em terrenos baldios dentro da cidade, pois isso causa um enorme constrangimento aos moradores que por ali residem. Por isso tanto eu quanto o vereador Joãozinho estamos fiscalizando todo e qualquer assunto de interesse da nossa comunidade, exercendo ao cargo que nos foi confiado pela população. Portanto, peço aos órgão responsáveis que tomem as devidas providências, mais com a sensibilidade de ajudar tanto os moradores, qaunto as pessoas que buscam um local para depositar esse tipo de lixo. Quero fazer um pedido especial aos nossos “freteiros” e pessoas que depositam restos de obras e galhos, para que não joguem e não queimem esses lixos dentro da área urbana de Maracaju, pos tenho certeza que eles não gostariam que alguém fizesse o mesmo na frente de suas respectivas reseidências. Fica registrado o nosso pedido de providência ao Ministério Público Estadual e também a Prefeitura Municipal de Maracaju”, destacou Robert.
Por fim os vereadores solicitaram de imediato à Secretária de Obras um caminhão “Pipa”, para que o mesmo apagasse o fogo que se alastrava por todo lixão, e em poucos minutos o pedido foi atendido e o fogo foi apagado, trazendo alívio aos moradores da região do campo de futebol do “Poeirinha”.
Mais fotos do Lixão: http://robertziemann.com.br/site/foto/campo-do-poeirinha-esta-sendo-transformado-em-lixao/