Maio Laranja – Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Maio laranja é uma campanha que visa conscientizar a população e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É de extrema importância que a população participe e esteja sempre atenta a situações de abuso e exploração.

Dia 18 de Maio instituído pela Lei Federal n.° 9.970/00 é definido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data é um marco na sociedade brasileira, pois no mesmo dia em 1973 na cidade de Vitória (ES), uma menina de apenas 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Araceli Cabrera Crespo teve todos os seus direitos humanos violados, porém, seus assassinos, apesar das provas, foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça, os deixando totalmente impunes.

Como forma de chamar atenção cerca de 80 entidades se reuniram e tiveram a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em 2000, com a aprovação a lei tornou-se oficial em todo o território brasileiro. Desde então, várias instituições realizam ações de reflexão e sensibilização frisando a importância de se proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.

A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: na prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.

O abuso sexual é a utilização da sexualidade de criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

É extremamente necessário denunciar qualquer tipo de abuso, diante de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente, isso pode ajudar meninos e meninas em situações de risco. Por isso qualquer forma de ajuda é válida.

Sua denúncia pode salvar vidas. Denuncie!

Conselho tutelar em Maracaju – (67) 98402-8285

Polícia militar – 190

Disk denuncia -100

Notícias relacionadas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?