Pacientes de Hemodiálise podem ter melhorias no transporte

Esta foi à proposta, encaminhada á Secretária de Assistência Social Eliane Simões, com cópia ao Prefeito Municipal Dr. Maurílio Ferreira Azambuja, apelando pela melhoria do transporte de pacientes renais do município que necessitam deslocar-se até Campo Grande para submeter-se a sessões de hemodiálise.

Segundo Robert, a legislação garante ao paciente renal crônico o direito de realizar o tratamento de diálise e todos os serviços de atenção básica (prestados por centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde). A disponibilização do transporte dos pacientes até os locais onde se realizam as sessões é dever do Município e esse serviço tem sido alvo de reclamações dos pacientes sobre “condições precárias do ônibus que realiza o transporte dos pacientes”, afirma.

Ele salientou que os pacientes têm de se submeter às sessões de hemodiálise – com uma duração média de quatro horas – cerca de duas a três vezes por semana. Esta precariedade no transporte representa risco à saúde dos pacientes, uma vez que “se estivermos diante de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do paciente, em tempo hábil e em condições seguras para um serviço de saúde com capacidade para resolver seu tipo de problema”, alertou o parlamentar.

O vereador espera que a Prefeitura possa atender a essa demanda, tomando providências para melhorar o transporte dos pacientes dependentes do tratamento de hemodiálise, “podemos utilizar inicialmente, o veículo Van, adquirido recentemente para a Assistência Social, até que o outro ônibus previsto chegue à cidade, para que atendam as necessidades dos pacientes, pontualidade com o horário e dias agendados” indagou.

Os Vereadores João Rocha e Laudo Sorrilha, também comentaram o assunto, indagando que esta solicitação já tinha sido enviada aos cuidados do Prefeito Municipal Dr. Maurílio Ferreira Azambuja e também a Secretária de Assistência Social Eliane Simões,  que se comprometeu a providenciar um ônibus adaptado posteriormente, inclusive com lugar para uma maca.

Para finalizar o grande expediente, o Vereador fez uma moção de parabenização aos profissionais de Educação Física de Maracaju, através da AMPEF (Associação Maracajuense dos Profissionais de Educação Física) que comemora seu dia em 1º de setembro.  Este profissional é responsável por desenvolver o hábito do exercício físico, oferecer recreação, educar os movimentos através do exercício físico e dar subsídios para o condicionamento físico de pessoas de todas as idades, e também para os atletas. O papel deste profissional nas escolas de ensino fundamental e médio é de grande importância para a formação social dos alunos, ensinando-lhes a lidar com a vitória e a derrota, de trabalhar em equipe, de adotar a prática esportiva como meio de prevenir doenças, como obesidade e diabetes.

Notícias relacionadas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?