Projeto de Lei n.º 017/2013 prevê ensino de técnicas do judô nas escolas municipais

O vereador Robert Ziemann, dispôs de um projeto de lei sobre a inclusão de atividades extracurriculares de ensino de técnicas de judô na rede municipal de ensino, com o objetivo de implantar a sua prática nas escolas, cujas atividades serão desenvolvidas dentro do projeto “judô social”. O Projeto foi apresentado á Secretaria de Educação Sandra Mara Marcondes, na manhã desta quinta feira.

O judô como esporte, é uma ferramenta de inclusão social e de formação de jovens e adultos, pois, seus fundamentos técnicos voltados para o aprendizado motor fazem com que o corpo se transforme e com isso, todas as qualidades humanas sejam desenvolvidas em harmonia. Os cientistas já comprovaram que o judô desempenha papel importante no aumento da capacidade de armazenamento de informações, respostas rápidas, agilidade e destreza, e principalmente no aumento da concentração e equilíbrio mental.

As experiências obtidas durante as aulas e treinos, por tentativas e erros, e pela aplicação das regras, impõem mudanças de atitudes, elevando o poder mental da imaginação, redobrando a atenção e observação e firmando a determinação. Quando encontramos falhas no convívio social e moral, o judô desempenha papel importante, como instrumento de formar e lapidar o verdadeiro caráter moral do ser humano. As qualidades apresentadas são aplicadas no dia a dia do judoca, nas pequenas atitudes dentro e fora da sala de aula. Com o passar dos anos ajuda a moldar a personalidade e com isso a formação dos verdadeiros homens.

Com o trabalho voltado ao aprendizado, centenas de jovens de nossa cidade poderão em médio prazo participar de jogos cooperativos de judô, buscando com isso reforçar seus conhecimentos técnicos, táticos e psicológicos, respeitando as regras do esporte, buscando desenvolver a autoconfiança, habilidades, cooperação com colegas do grupo, praticando a luta como algo prazeroso. Maracaju já desenvolve vários programas e projetos de educação em tempo integral, sendo dez unidades escolares já em funcionamento na rede municipal de ensino, onde são desenvolvidas atividades lúdicas, além de projetos sociais a serem desenvolvidos com apoio de outras secretarias municipais, especialmente nos bairros considerados de vulnerabilidade social. Isso posto, solicito o apoio dos nobres pares na deliberação e posterior aprovação da presente propositura, pois revestida de relevante interesse público.

Se aprovado pela casa de leis, o projeto será implantado inicialmente nas escolas de ensino integral, passando posteriormente para as demais municipais.

 

UNESCO declarou o Judô como o melhor esporte inicial formativo para crianças e jovens 4 a 21 anos e COI como o esporte mais completo

A UNESCO declarou o judô melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens 4-21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”, promovendo, através do conhecimento do esporte, todas as possibilidades psicomotor (localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogando, puxar, empurrar, rastejando, pulando, rolando, caindo, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e os pés, etc.) e de relacionamento com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico e introduzindo técnico-táticos de esportes de iniciação forma adaptada, além de buscar uma adequação geral, ideal.

O COI (Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO) considerou o esporte mais completo e promove os valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.

 

 

 

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