Iniciou hoje um projeto intitulado “Vereador na Escola” nas redes pública e privadas de ensino, visando debater um pouco sobre política aos jovens do ensino médio, com o objetivo de mostrar-lhes que, apesar de toda situação, um tanto caótica a qual passamos recentemente, ainda há uma luz no final do túnel.
A palavra política deriva do grego politikós, que significa tudo que se refere a vida da cidade, do que é civil e público. A política consiste em tomar decisões e fixar regras destinadas a todos e foi instituída há milhares de anos. Por isso, é considerada uma atividade fundamental na vida em sociedade. Assim, é muito importante que todo cidadão participe ativamente da vida política de seu país.
Assim, a Escola é um local fundamental, porque representa o principal espaço de disseminação do conhecimento. Esse projeto “VEREADOR NA ESCOLA”, tem como objetivo de, através de palestras, transmitir para os jovens alguns conceitos sobre política, sua interferência no cotidiano das pessoas e a importância do fortalecimento do conceito de cidadania, acreditando que, educar é um ato que visa não apenas desenvolver nossas habilidades físico-motoras e psíquico-afetivas, mas igualmente à convivência social, à cidadania e à tomada de consciência política.
A ideia de implantar esse projeto no nosso município partiu da professora Crislaine Ziemann, esposa do vereador Robert, que conheceu o projeto do ex vereador e atual deputado estadual, professor Wendel Mesquita em Minas Gerais, no qual, contribuiu para que o vereador Robert Ziemann, pudesse aplicar para a realidade dos nossos jovens de Maracaju, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas e utilizarem de forma consciente o poder que têm em mãos, que é o voto.
“Estou muito feliz por essa oportunidade de conversarmos sobre política com os nossos jovens, afinal estamos vivendo um novo momento, tanto na classe política como também nos critérios de escolhas na hora do voto, com esse projeto pretendemos demonstrar a verdadeira importância do voto, e principalmente o que cabe a cada agente político nos seus deveres e direitos.” – conclui o vereador.