Reeleito para o seu quarto mandato como vereador, com 1.014 votos, Robert Ziemann encerra mais um ano deixando um balanço marcado por trabalho constante, sensibilidade social e uma visão de futuro que vai além do plenário. Com bandeiras bem definidas inclusão, esporte e ações sociais , Robert consolidou-se como uma das vozes mais atuantes na busca por recursos e projetos que promovam o desenvolvimento humano e estrutural de Maracaju.

Ao longo do mandato, o vereador esteve presente tanto nas demandas do dia a dia quanto nas grandes articulações políticas. No campo da mobilidade urbana, buscou melhorias para o trânsito, viabilizando a implantação de novas lombadas para garantir mais segurança à população.


Na saúde, acompanhou a entrega de bebedouros e uniformes ao Hospital Municipal, fruto de emenda impositiva de sua autoria, além de indicar um veículo zero quilômetro para reforçar o atendimento à secretaria municipal de saúde.


Como padrinho do Instituto Pequeno Cidadão, Robert ampliou parcerias e horizontes. Firmou uma importante união com a FUNCERB de Rio Brilhante, por meio da vereadora Lívia Dias e do prefeito Lucas Foroni, implantando as aulas de balé, judô e futebol society.

Robert também Inaugurou um novo polo do Instituto no bairro Cambaraí, passando a atender centenas de famílias e levando oportunidades para as pessoas que mais precisa. Também apoiou a participação das bailarinas do Instituto no Maior Festival de Dança do Mundo, em Joinville (SC), projetando Maracaju no cenário nacional.


Na área da educação, articulou junto ao reitor Laércio a vinda de novos cursos e capacitações voltadas à educação inclusiva e tecnologia iniciativas que seguem em trâmite para implantação. Buscou, ainda, junto à ministra Simone Tebet e ao Ministério da Educação, a vinda do Instituto Federal para Maracaju, um sonho antigo que pode transformar o futuro da juventude local.


Em Brasília, Robert foi incansável. Junto ao deputado Vander e ao DNIT, articulou o desbloqueio da área da ferrovia para o município.


Com o deputado Geraldo Resende, garantiu a vinda de uma Unidade Básica de Saúde para o bairro Ilha Bella, além de R$ 350 mil para custeio da saúde, e avançou no pedido de recursos para a construção de uma praça sensorial, que poderá ser a primeira do Estado, voltada a pessoas com deficiência e autismo.




Com o senador Nelsinho Trad, buscou investimentos em drenagem e pavimentação; com a senadora Tereza Cristina, articulou a entrega de três veículos para ações sociais e um caminhão de coleta para a Secretaria de Obras; com a deputada Camila Jara, garantiu recursos para uma quadra de skate e para o transporte acadêmico, em parceria com a AUNIMAR; e com a senadora Soraya Thronicke, assegurou R$ 250 mil para ações sociais.

O mandato também foi marcado pelo olhar atento às comunidades tradicionais e às causas sociais. Robert articulou ações no Quilombo São Miguel em parceria com a Uems na Comunidade, apoiou campanhas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Buscou recursos com o deputado Marcos Pollon para ampliação da equoterapia em parceria com o sindicato rural de Maracaju, e viabilizou, por meio de emenda impositiva, a aquisição equipamentos de lavanderia para o Lar do Idoso.


No esporte e na cultura, incentivou e articulou eventos esportivos, culturais, musicais e de dança, apoiou a realização da Copa Judô Para Todos, que reuniu mais de 2.500 pessoas de todo o estado, e contribuiu para a realização do Showtec 2025, também com emenda impositiva.

Em Brasília, esteve à frente da articulação da Marcha para Jesus 2025, realizada com a presença do cantor Theo Rubia, e junto ao Governo do Estado garantiu a entrega de centenas de uniformes de balé e judô para crianças de Maracaju, Rio Brilhante e Sidrolândia.

Sempre atento à gestão pública moderna, participou do Smart City, em Curitiba, e do maior treinamento para gestores do país, o “Prefeitos do Futuro”, em Goiás experiências que ampliaram sua visão sobre inovação, tecnologia e eficiência na administração pública.


Também atuou junto ao Governo do Estado pela conclusão dos CEPES dos bairros Cambaraí e Simão Rocha e mobilizou esforços para garantir a continuidade das atividades da Escola Raio de Luz, trabalhando pela regularização da entidade e pela captação de recursos para sua manutenção.


Além disso, Robert Ziemann também garantiu recursos junto ao deputado estadual Rinaldo Modesto para atender o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Mirim de Maracaju, reforçando seu compromisso com a proteção social de crianças e adolescentes.

Foram centenas de indicações ao Executivo nas áreas de trânsito, asfalto, educação e esporte. E, simbolicamente, no apagar das luzes de Natal, viu ser sancionado o projeto que institui o Centro Municipal de Intérpretes de Libras de Maracaju, uma luta iniciada anos atrás e que hoje se tornou realidade, reafirmando seu compromisso com a inclusão.

Com os pés fincados em Maracaju e o olhar voltado para o amanhã, Robert Ziemann segue demonstrando que política se faz com presença, articulação e propósito. O ano de 2025 se encerra, mas o trabalho não para.

Em 2026, Robert reafirma o compromisso de seguir caminhando ao lado da população, convicto de que uma Maracaju mais justa, inclusiva e próspera se constrói com planejamento, diálogo permanente e a coragem necessária para transformar sonhos em ações concretas.


Assessoria de comunicação



