Ontem (19/04) O Presidente da Câmara Robert Ziemann esteve com o deputado Estadual Herculano Borges em uma Live transmitida na página do FaceBook @VereadorRobertZiemann. O projeto de lei debatido está em tramitação a nível Estadual e entrará para a primeira votação na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Maracaju nesta terça-feira.
O projeto de lei reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população e declara a “essencialidade” dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do Município, e de outras providências.
A saúde é um direito de todos, é um dever do poder público utilizar as políticas econômicas e sociais para prover as condições necessárias dos cidadãos visando a redução de doenças tanto físicas como psíquicas da população. O projeto traz a afirmação que a prestação dos serviços de Educação Física é componente fundamental para o controle e redução da necessidade dos atendimentos hospitalares por meio da promover e manter as condições de saúde dos seus praticantes.
Considerando o fato que melhorando o condicionamento físico das pessoas, elas estarão melhores preparadas quanto ao risco de doenças. É comprovado cientificamente que em apenas um mês de atividade físicas regularmente, já somos capazes de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer nosso sistema imunológico. Neste período de pandemia , a atividade física se torna um fator indispensável.
O deputado Herculano relata que este projeto deve entrar em vigor como lei Estadual e Municipal em todo Estado de Mato Grosso do Sul.