Nas últimas semanas o assunto Segurança Pública vem sendo tratado com muita intensidade no plenário da Câmara de Vereadores de Maracaju. Levantado e abordado pelo vereador Robert Ziemann o assunto foi tão oportuno que os demais vereadores se juntaram na busca de melhorias para essa causa.
Em entrevista na manha desta segunda-feira, 18, o vereador Robert juntamente com o Presidente da Câmara vereador Édio Antônio falaram aos ouvintes da Rádio Marabá FM, como está sendo trabalhando pelos vereadores e pela sociedade organizada a questão de melhorias da Segurança Pública para Maracaju.
De acordo com o vereador Robert os atuais policiais que estão em Maracaju são verdadeiros heróis, pois estão trabalhando sem condições de executarem com eficiência suas ações diárias. “A pedido de gerentes de bancos e demais moradores de Maracaju “levantei essa bandeira” da Segurança Pública. Prontamente convoquei representantes da sociedade organizada e representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e juntamente com demais vereadores já realizamos 02 (duas) reuniões pra tratar deste assunto. Avançamos muito no assunto, acatamos várias opiniões que vão de encontro ao benefício para os moradores de Maracaju. Por isso, levaremos nossas deficiências e pedidos ao Secretário de Justiça e Segurança Pública Sr. Wantuir Francisco Brasil Jacini, e desde já, quero agradecer ao vereador Joãozinho Rocha, que través do Deputado Estadual Felipe Orro marcou essa importante reunião com o secretário. Portanto, daremos o quanto antes uma resposta positiva para a população de Maracaju. Junto com Prefeito Municipal Dr. Maurílio Azambuja e representantes da sociedade organizada, buscaremos mais policiais, viaturas novas (motos e carros), câmeras de segurança em locais estratégicos, e ainda a construção de uma nova cadeia pública que atenda as necessidades de nosso município, ou seja, estaremos buscando um Plano de Segurança Pública Eficaz para Maracaju”, destacou Robert.
Já em sua fala, o vereador Édio Antônio disse que há tempos não se tem um plano efetivo de para sanar a deficiência no setor de segurança pública de Maracaju. “Quero parabenizar a iniciativa do vereador Robert, que já organizou duas reuniões para discutirmos com a sociedade organizada este assunto que está preocupando nossa população. Nosso município não tem mais 20 mil habitantes, e sim, estamos chegando aos 50 mil habitantes, portanto temos que cobrar e muito o Governador do Estado André Puccinelli melhorias para a segurança pública de Maracaju, já que é de responsabilidade do Estado. Nosso município é a 5ª economia, é o município que tem a maior aprovação de crédito rural do País. Por isso estamos unindo forças, convocando a sociedade, deputados estaduais e deputados federais para nos ajudar a solucionar este problema. Iremos buscar soluções emergenciais, no entanto, construiremos um Projeto de Segurança Pública para nossa Maracaju”, comentou Édio.
Reunião 14 de Março de 2013
Na última quinta-feira, 14, a segunda reunião sobre segurança pública foi marcada pela grande participação da sociedade organizada e também dos três poderes, principalmente o poder judiciário. Segundo o Juiz de Direito da Comarca de Maracaju. Exmo. Sr. Marcus Vinícius, “Maracaju precisa urgentemente de um plano de segurança pública, pois a cadeia pública não comporta receber mais presos, os “menos piores” estão tendo liberdade provisória por não haver espaço nas celas. Não se sabe quando, mais uma possível rebelião pode acontecer na cadeia pública de Maracaju”. E ainda, “o nosso efetivo precisa ser aumentando com urgência, é inadmissível trabalhar com este contingente, tanto a Polícia Militar, quanto a Polícia Civil”.
Todas as idéias, sugestões e opiniões foram analisadas, e as mais adequadas estão sendo melhores elaboradas e serão entregues ao Secretário de Segurança Pública do Estado, e em seguida encaminhados ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul.