Faça parte do meu
  WhatsApp | (67) 99250-1060

Vereador Robert Ziemann chama a população para campanha Maio Laranja

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Hoje é dia de vestir essa camisa. Juntos faremos ACONTECER o fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O mês de maio leva a cor laranja de forma temática, por causa do dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Há diversas organizações no Brasil, hoje, que têm feito a diferença para as crianças do nosso país. Nossa missão é tornar esta causa conhecida, fazer com que todos vejam a realidade que enfrentamos, e assim, proteger a infância das crianças que vivem no nosso país, destacou o vereador.

No estado a Campanha Maio Laranja, instituída pela Lei 5.118 de 2017, de autoria do deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade), é voltada especificamente para uma das violações de direito das crianças: o abuso sexual. O distanciamento social imposto atualmente pode agravar a situação das crianças, porque o inimigo costuma ser alguém considerado de confiança pela família. Muitas vezes, o abuso acontece dentro de casa. Isso torna a campanha Maio Laranja ainda mais necessária.

Com a pandemia de Covid-19,  as pessoas estão mais tempo dentro de suas casas, justamente onde a grande maioria dos abusos são cometidos. Devemos ficar atentos aos sinais de depressão, ansiedade, perturbações, falta de apetite, tristeza e demais comportamentos das crianças. A violência e suas consequências devem ser enfrentadas por todos.

Durante o período da pandemia, as equipes de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social, permanecem com o acompanhamento socioassistencial das famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos, realizando a orientação, acompanhamento e monitoramento remoto das famílias, especialmente daquelas com maior situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. A comunicação é feita diretamente aos usuários e/ou com suas famílias para garantir a atenção especializada, a mobilização e o fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio.

Em Maracaju,  tem o DISK DENÚNCIA -100, POLICIA MILITAR – 190 e CONSELHO TUTELAR EM MARACAJU – (67) 98402-8285

Não se cale, denuncie!

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp