Faça parte do meu
  WhatsApp | (67) 99250-1060
Em destaque

Robert Ziemann solicita reparos nas áreas de lazer do Município.

Nesta terça (30) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 41ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) iniciou seu expediente solicitando um requerimento ao prefeito Marcos Calderan com cópia aos Secretários de Administração André Luiz da Silva Hadlich e de Obras Joaquim Francisco Herrera do Nascimento sobre a necessidade de reforma dos playgrounds como por exemplo o espaço ACOMA, a associação dos moradores do Alto Maracaju, Centro Olímpico e outras áreas de lazer.

O vereador aproveitou a oportunidade para destacar os eventos culturais realizados no final deste ano, voltadas para o tema natal. Em agradecimento e prestigio solicitou uma moção de agradecimento e parabenização ao diretor da Fundação de Cultura Rafael Fernandes, a administração da Cultura e a todos os colaboradores pelo trabalho que vem sendo feito no Município.

Com a presença dos agentes de endemias no Plenário da Câmara Municipal, Robert Ziemann declarou estar à disposição dos agentes e relembrou sobre o PMAQ Recurso Administrativo do Ministério da Saúde, solicitado por ele e aprovado pelos vereadores da Câmara, porém, nunca repassado aos agentes.

Robert Ziemann terminou sua fala informando a população o canal da Disk Sistema o DSTV, agora os assinantes da Disk Sistema poderão acessar a TV CÂMARA DE MARACAJU pelo seu login. O objetivo é dar visibilidade e transparência nas ações da Câmara, para que as pessoas possam acompanhar a grade de programação com transmissões ao vivo, materiais institucionais e Sessões Plenárias.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann indica Escola Lima de Figueiredo para se tornar escola cívico-militar.

Em  Sessão Ordinária desta semana o vereador Robert Ziemann, pediu o encaminhamento de um requerimento a secretária de educação do estado de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta e também ao subsecretário Edio Antônio, reiterando o pedido para que o município de Maracaju possa ter escola com as diretrizes cívico-militar. Robert indica a Escola Estadual Lima de Figueiredo.

Em 2019 o vereador já havia feito esse pedido ao governo do estado, e neste ano o vereador Luciano França abraçou a questão, propondo um Simpósio e Audiência Pública sobre o tema, que foi realizado em agosto deste ano.

Mato Grosso do Sul, já tem seis escolas que são conduzidas com as diretrizes de escolas cívico-militares, implantadas pelo MEC, 2 estaduais em Campo Grande e 1 municipal nas cidades de Jardim, Porto Murtinho, Costa Rica e Corumbá.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O modelo implantado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Não intervém no Plano Pedagógico, mas melhora a educação básica.

Como funciona?
Os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

 

Em destaque

Robert Ziemann informa durante Sessão Ordinária que haverá devolução de recursos feitos pelo duodécimo ao Município de Maracaju.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) iniciou seu expediente solicitando um requerimento com cópia ao subsecretário Édio Antônio para que a E.E Lima Figueiredo também venha se tornar uma escola cívico militar, reiterando as outras solicitações deste projeto em Maracaju nos outros anos.

O vereador também solicitou uma moção de parabenização em nome da Câmara Municipal de Maracaju pelas conquistas á nível de Estado aos representantes do Concurso Miss e Mister Mato Grosso do Sul; Ao Mister Laércio de Freitas em primeiro lugar; Miss Teen Luiza Terol em terceiro: Miss MS Anelise Schwarz Suleki em terceiro e a Mini Miss Pietra Paiva em primeiro lugar.

Robert Ziemann ainda no púlpito parabenizou a equipe da Secretaria de Esportes do município pelos campeonatos e festivais realizados com grande sucesso e empenho em Maracaju este ano.

O parlamentar informou que há uma programação de devolução de quase 1,5 milhão de recursos feitos pelo duodécimo que serão investidos na aquisição de mais um ônibus que será utilizado especialmente ao atletismo em nosso município.

“Essa economia foi feita para que pudéssemos fazer essa devolução ao município como fizemos a questão da ambulância, como fizemos a questão dos playgrounds. E não vai ser diferente, outros benefícios serão trazidos no nosso município de Maracaju. Mostrando realmente quando a parceria dá certo, Maracaju ganha e realmente o desejo nosso é uma Maracaju cada vez melhor.  Quero aqui realmente nos colocar à disposição da classe esportiva a exemplo que a gente vem fazendo em outras ações. Não só como presidente dessa casa, mas também como vereador e desejar a todos os atletas realmente que Deus esteja abençoando vocês e que esse seja só o start de outros campeonatos ainda melhores que nós teremos pelos próximos anos com a administração que estamos tendo com o prefeito Marcos Calderan “– Ressalta o vereador Robert Ziemann.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann solicita uma terceirização do serviço de limpeza para terrenos baldios em Maracaju.

Nesta terça (16) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 39ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) iniciou sua fala solicitando juntamente com o vereador Rener Barbosa (PSDB) um estudo de viabilidade ao Prefeito Marcos Calderan sobre a limpeza dos terrenos baldios que não estão sendo asseados pelos seus proprietários.

O vereador relatou que em média Maracaju tem aproximadamente 6 mil terrenos baldios e a consequência é um número expressivo de terrenos sujos e junto com a chuva ocasionam a proliferação de mosquitos da dengue, mesmo com a realização e divulgação dos mutirões de limpeza pela prefeitura, ainda há diversas reclamações dos moradores, em decorrência disso as equipes acabam sempre cuidando dessas propriedades.

Os vereadores sugeriram a ideia e indicação de uma terceirização e legalização do serviço, além da fiscalização por parte da prefeitura, também deverá ser cobrado uma taxa desses proprietários, para somente assim ser realizada a limpeza desses terrenos.

Ainda na noite o parlamentar esteve comentando sobre o descontentamento dos serviços das empresas ENERGISA e a SANESUL e que a forma mais plausível para o caso, devido ao descaso dessas companhias é buscar junto ao departamento jurídico, ao Governo do Estado e aos Deputados Estaduais uma solução definitiva para população de Maracaju.

O vereador terminou sua fala convidando a população para a 3ª edição da Câmara Itinerante que irá acontecer nesta quinta (18) no Bairro Olídia Rocha na sede do Instituto Pequeno Cidadão, as 19hrs.

“É um importante momento onde a população tenha a abertura de fazer reivindicações, de mostrar qual é o seu desejo para o seu bairro. Estivemos lá em Vista Alegre. Estivemos ali na Vila Juquita e várias reclamações, projetos e desejos principalmente dos moradores são ações que são plausíveis de serem atendidas e principalmente já estão algumas na programação e do Poder Executivo para ser executados. ”- Relatou Robert Ziemann.

Em destaque

Robert Ziemann em Sessão Ordinária informa que iluminação fotovoltaica será inserida nas Escolas Municipais de Maracaju

Nesta terça (09) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 38ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann iniciou seu expediente informando a população que no dia (10) iria estar em Campo Grande com o Prefeito Marcos Calderan, o Presidente do Sindicato Rural Fabio Olegário Caminha, e o presidente da Associação Empresarial do município Fernandes Figueiredo Cristaldo, para estarem em uma reunião com a ENERGISA representando o município de Maracaju, buscando soluções e cobrando reinvindicações de vários pedidos dos vereadores.

O parlamentar relatou que várias obras estão sendo feitas na cidade e o objetivo do encontro é beneficiar a iluminação pública de nossa cidade e um grande exemplo é o investimento da iluminação nas escolas municipais que dará garantia para manutenção dos ônibus utilizando a placa de fotovoltaica. O intuito é diminuir os custos de energia com um planejamento a longo prazo.

O vereador terminou sua fala e salientou que o papel dos vereadores na Câmara de Maracaju é fiscalizar, cobrar e ouvir a população, no entanto muitas vezes são impedidos por ter que a obedecer às leis regentes, um exemplo delas é a medida provisória 173 de 27 de maio de 2020 e por tanto muitas vezes são impedidos de realizar ações por conta de que não estão ao alcance de seus colegas.

“O que nós não podemos é usar isso aqui muitas vezes pra fazer os nossos pedidos particulares nós devemos realmente é pensar no Maracaju cada vez melhor”- Reforçou Robert Ziemann.

 

 

Em destaque

Robert Ziemann solicita aplicação de multas por excesso de velocidade no município

Nesta terça (26) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 36ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann iniciou seu expediente solicitando um requerimento a GEMUTRAN sobre um estudo de viabilidade para que se faça a implantação de um estacionamento de motos em frente a academia Iron Gym na rua Franklin Ferreira Ribeiro no Centro.

Também solicitou a aplicação de multas por excesso de velocidade no município, visto que muitos condutores não respeitam velocidade mínima estabelecida, para que seja garantida a segurança da travessia dos moradores e principalmente das crianças.  O vereador relatou que esteve em uma reunião com o Secretário de Governo e que foi decidido a contratação de uma empresa para fazer uma análise do trânsito de Maracaju, será com base nesse estudo que determinará as ruas que se tornarão vias de mão única, reavaliação da colocação dos quebra-molas e assim por diante.

Em complemento a solicitação do vereador Oseias Enfermeiro ao Secretário de Obras Joaquim Herrera de recuperação asfáltica no bairro Inacinha Rocha nas ruas em questão: Bem-Te-VI, Tucano, Beija-Flor e João de Barro, ele acrescentou em seu requerimento uma drenagem e esgoto no loteamento, visto que é uma reclamação frequente dos moradores daquela região.

Robert Ziemann relatou que foi cobrado na Procuradoria Jurídica um parecer da revogação do decreto de Nº 337 de 2021 por meio do decreto Nº 343 de 2021 que cumpre o dever de observância do poder executivo ao exposto conforme a Constituição Federal de 88. A legislação infraconstitucional pela jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal reforça que a Câmara de Vereadores de Maracaju estaria legitimada a discutir, suspender e declarar a inconstitucionalidade do decreto 337 de 2021, mediante ao ajustamentos, ajuizamento e demandas judiciais pertinentes caso não for efetivada a sua revogação.

O vereador terminou solicitando em nome da Câmara Municipal uma moção de pesar a família da dona Neusa Carneiro Paré que veio a óbito nessa última semana.

 

Em destaque

Em primeira votação projeto sobre pobreza menstrual de indicação do vereador Robert Ziemann é aprovado por unanimidade em Sessão Ordinária

Nesta terça (19) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 35ª Sessão Ordinária.

O presidente do Legislativo Robert Ziemann iniciou seu expediente encaminhando um requerimento ao prefeito Marcos Canderan um estudo de viabilidade sobre o aumento das rotas das circulares e melhoria dos pontos de ônibus em nossa cidade.

Robert Ziemann ainda no púlpito dividiu com os colegas vereadores a abertura do curso de agronomia em período integrau na UEMS de Maracaju. Em suas palavras essa conquista é tanto para eles que enviaram diversos requerimentos e lutaram por essa vinda, como para a população.  Essa realização é um compromisso do Governo do Estado e do empenho também do ex-Secretário de Governo Eduardo Riedel.

Em nome da câmara o vereador solicitou uma moção de agradecimento a Fundação MS, ao Sindicato Rural, ao diretor da UEMS de Maracaju e aos demais envolvidos que se empenharam nesta realização. A vinda do curso traz grandes benefícios para nossa cidade, pois, Maracaju ocupa a 8ª posição no ranking dos municípios com maior valor de produção agrícola no Brasil, sendo o maior em nosso estado, o que reflete na geração de empregos e crescimento de nossa cidade.

Na ordem do dia entrou em 1ª discussão e votação do Legislativo o Projeto de Lei 023/2021, que institui o Programa Municipal Absorvendo Amor, que propõe o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas do Município de Maracaju, para as alunas dos anos finais do Ensino Fundamental e alunas do Ensino Médio.

O Projeto tem por objetivo combater a precariedade menstrual, tendo em vista há vulnerabilidade de meninas e mulheres que não tem de acesso ou até mesmo recursos para a compra de produtos de higiene no período menstrual. A distribuição gratuita de absorventes higiênicos será por meio de cotas mensais a estudantes do sexo feminino, que se enquadrem no Sistema Único de Assistência Social, e será implementado através do Fundo de Assistência Social, executado e fiscalizado pela Secretaria de Assistência Social, devendo, bem como, todos os requisitos, condições e documentações necessárias para o enquadramento dos beneficiários do programa. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores.

Também em 2ª discussão e votação, entrou o Projeto de Lei n. º 029/2021 que institui eventos esportivos e inclui no calendário de datas e eventos do município e dá outras providências. O Projeto tem autoria dos vereadores Robert Ziemann e Joãozinho Rocha e foi aprovado por unanimidade.

Em destaque

Robert Ziemann agradece e parabeniza as ações do Governo do Estado em Maracaju

Nesta quinta (14) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 34ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) começou seu expediente encaminhando um requerimento ao Secretário de Administração com cópia ao Prefeito Municipal uma solicitação da entrada da população efetivamente no Passo Municipal. Também no pequeno expediente esteve solicitando informações à empresa responsável pela locação dos ônibus de quando será a entrega das duas novas circulares no Município.

O vereador voltou no grande expediente e parabenizou o Governador do Estado Reinaldo Azambuja pela sensibilidade de entregar o título permanente de moradias em Maracaju e agradeceu também a autorização do Governo do Estado a ordem de serviço das obras e investimentos que somam 61 milhões de reais, onde Maracaju foi contemplada com mais de 7.7 milhões de recuperação asfáltica. As obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional do pavimento em diversas ruas de Maracaju será feita em 18 trechos.

Robert Ziemann anunciou que já está sendo aplicado um estudo de viabilidade juntamente com o vereador Luciano França e o Secretário de Obras Joaquim Francisco Herrera do Nascimento a construção do banheiro na quadra do vestiário do CEP Cambaraí para atender os idosos que praticam esporte naquela área. Também esteve fazendo um requerimento da reforma do Museu ressaltando a importância de respeitar e cuidar da história de nossa cidade.

O vereador terminou sua fala agradecendo o empenho de todos os vereadores por essas conquistas: “Quero aqui realmente agradecer a cada colega vereador, porque essas conquistas não se faz sozinho, e eu sei o empenho de cada vereador, cobrando nosso Subsecretário de Educação, cobramos o nosso Secretário de Infraestrutura, eu mesmo estarei em Campo Grande com uma reunião, mais uma reunião com o nosso Secretário de infraestrutura, mostrando realmente outras ações que o nosso município merece e isso mostra realmente esse comprometimento dessa Câmara Municipal em buscar melhorias para o nosso município de Maracaju e no nosso distrito de Vista Alegre” – Destacou Robert Ziemann.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann solicita regulamentação da profissão de Podólogos em Maracaju

Nesta terça (28) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 32ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) durante a sessão iniciou sua fala agradecendo a presença da podóloga Zamita Tolentino, que procurou a câmara dos vereadores para estar pedindo ao Senado Federal a solicitação da  Moção de Apoio e aprovação do texto original do PLC 151/2015 que regulamenta a profissão de Podólogos e estabelece qualificações mínimas para todo o território nacional.

O vereador solicita ao Secretário de saúde um estudo de viabilidade para a implantação do atendimento de podologia na saúde pública do município de Maracaju ressaltando a importância dessa profissão principalmente na intervenção do tratamento de pacientes com diabetes.

Robert Ziemann  terminou a sua fala agradecendo a Secretaria de Educação pelo apoio ao projeto de implantação na Rede de Ensino a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele também solicita um requerimento ao prefeito Marcos Calderan e a secretária Carolina Ferreira de Lima informações sobre o planejamento do cronograma da reabertura de creches do município.

 

Em destaque

Projeto Câmara Itinerante de autoria do vereador Robert se inicia nesta quinta (30/09) no distrito de Vista Alegre

Com o intuito de aproximar os cidadãos da Câmara de Maracaju foi criado o Projeto de Resolução que institui a Câmara Itinerante em nosso município. O objetivo é facilitar a comunicação entre a população e os agentes do legislativo, também é definido nas reuniões terá a participação  de lideranças comunitárias, agentes públicos que residam em cada região, profissionais liberais, empresários, autoridades políticas, autoridades judiciárias agentes ativos das comunidades visitadas.

O projeto é autoria do vereador Robert Ziemann e se inicia nesta Quinta (30) no distrito de Vista Alegre. As reuniões da Câmara Itinerante são de caráter informal e não deliberativo e poderão acontecer a qualquer dia da semana, exceto às terças-feiras, e terão início às 19h. Os locais dos encontros serão agendados mediante deliberação do Presidente do legislativo, as sedes e regiões distintas serão identificadas para englobar as comunidades com problemas comuns.

O vereador destaca que a iniciativa auxilia no trabalho desenvolvido por cada vereador.

Através do Câmara Itinerante passaremos a conhecer e a presenciar as dificuldades vivenciadas pela nossa comunidade em diferentes regiões. Isto contribuirá para conscientizar a comunidade da importância de sua participação política, além de apresentar as ações da Câmara Municipal como uma instituição transparente e acessível à participação de todos, declara Robert Ziemann.

  • O Programa “Câmara Itinerante” atingirá diversos objetivos, sendo eles: Popularizar os trabalhos do Legislativo, promover aproximação entre os vereadores com a população de zonas urbanas e rurais;
  • Promover integração entre  Poder Legislativo e comunidade, fazendo com que trabalhem juntos através de debates envoltos a melhoria do município e na solução de seus problemas.
  • Propiciar ao Vereador uma aproximação e situação real de cada comunidade. Estabelecendo uma afinidade entre a população para que venha a conhecer seus comportamentos, reações, opiniões e anseios, propiciando uma intimidade que desemboque em realizações mútuas;
  • Antever as aspirações populares, visando intervir junto a cada comunidade, como interlocutor no estudo de seus problemas, encaminhando suas propostas aos setores competentes da Administração Municipal.

Em destaque

Robert Ziemann participa da entrega dos certificados da segunda turma do Curso Básico de Libras do Instituto Pequeno Cidadão

Nesta sexta (24) ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Maracaju o Encerramento e Formatura do curso de Libras, onde ocorreu a entrega dos certificados da segunda turma do Curso Básico de Libras do  Instituto Pequeno Cidadão em parceria com o TILS, secretaria de educação e SENAI.

O curso foi ministrado pelas instrutoras surdas Suelen Gomes e Vanessa Ricarte e ouvintes Ana Cristina e Lidiane durante os dias 20 a 24 de setembro em comemoração ao setembro azul.

“Trabalhar com inclusão é um grande ato de amor, que transcende até as nossas mais sinceras convicções. Uma grande aventura de entrega que se assemelha a escutar a voz de Deus, mesmo não tendo certeza de nada”- Robert Ziemann.

A próxima turma já estará dando início as aulas nos próximos dias, devido ao grande número de inscritos.

Em destaque

Robert Ziemann realiza Live com o tema “AGIR SALVA VIDAS” em alusão ao Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo o Presidente da Câmara Robert Ziemann participou nesta quinta (16) um bate papo online com o tema: Setembro AMARELO “AGIR SALVA VIDAS” com a psiquiatra Dtr. Cristina Harada e a psicóloga Paula S.K Brites. A Live foi transmitida ao vivo pela página do Instituto Pequeno Cidadão no FaceBook.

O Setembro Amarelo é um mês dedicado especialmente em comunicar a melhor forma de evitar um suicídio, através de diálogos e discussões que aborde o problema. É uma campanha que tem o objetivo de conscientizar, informar, sensibilizar, prevenir e alertar a população dos sintomas desse problema e para a saúde mental.

O suicídio é um gesto de autodestruição, uma prática normalmente motivada pela depressão, mas não está necessariamente ligado a uma doença mental, mas sim a um momento crítico que pode ser superado. Este ato atinge a todas as idades e classes sociais, globalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por esta terrível condição.

Por isso, é tão importante dar visibilidade e eliminar as barreiras existentes em nossa sociedade sobre este tema para as pessoas que sofrem com esse problema procurem ajuda e se sintam acolhidos.

Para saber mais acesse: https://www.facebook.com/ProjPequenoCidadao/videos/413059626823880/

Em destaque

Robert Ziemann solicita indicação ao Prefeito Municipal a implantação da Lei de Zoneamento Urbano em Maracaju

Nesta terça (15) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 30ª Sessão Ordinária.

O Presidente da Câmara Robert Ziemann (PSDB) durante a sua fala solicitou um requerimento ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann sobre ampliação da feira Municipal para que seja realizada mais vezes durante a semana e que sejam um encontro de lazer entre as famílias com barracas de lanches, pastéis e outras iguarias, a exemplo do que acontece nos municípios vizinhos.

O vereador agradeceu os professores de libras que estavam presentes na câmara fazendo a interpretação em linguagem de sinais para os espectadores surdos durante a sessão,  ressaltando a importância do Setembro Azul e anunciou que as próximas sessões estarão também sendo traduzidas pelos interpretes, para que assim a inclusão esteja sendo realizada conforme prometido dentro da Câmara Municipal de Maracaju.

O Presidente do Legislativo solicitou uma indicação ao Prefeito Municipal para que seja implantada a lei do Lei de Zoneamento Urbano que estabelece um conjunto de regras definidoras das atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade, como pontos permitidos para a instalações de empresas, loteamentos urbanos, lojas, restaurantes, ruas e quarteirões onde ficarão residências, prédios industriais, praças e áreas verdes.  O termo Lei de Zoneamento é uma forma simplificada da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, que tem como base o Projeto de Lei 272/2015 e cujo objetivo central é promover uma cidade cada vez mais organizada e humana.

Também informou que na próxima quinta-feira estará vindo o Secretário Adjunto de Educação do MS Edio Antônio Resende de Castro e o Prefeito Municipal Marcos Calderan para dar a ordem de serviço da Escola João Pedro Fernandes.

O vereador terminou sua fala comunicando aos empresários de Maracaju sobre os cursos do SENAI para seus colaboradores disponibilizados pela prefeitura. Um dos cursos ressaltados foi sobre a redução de desperdícios de água, energia, matéria-prima, alimento e agilidade de serviço. O intuito é que essa economia gere menos gastos ao empresário e futuramente os funcionários possam ter um reajuste salarial.

Para fazer a inscrição é necessário procurar a Secretária de Desenvolvimento, os cursos estarão funcionando do dia 09 a 16 de outubro, 23 a 29 de outubro e 15 a 17 de setembro.

 

Em destaque

Robert Ziemann realiza o 4º Bate Papo Azul – Eu nasci com a VOZ em minhas MÃOS!

Nesta sexta (10) às 19hs o presidente da câmara Robert Ziemann (PSDB) participou de uma Live alusiva ao Setembro Azul, mês de visibilidade da pessoa surda em parceria com o Instituto Pequeno cidadão.

A Live teve como convidadas a Professora de Libras e Português Lidiane Vargas e a instrutora de libras Ana Cristina Machado e teve como intermediador o vereador Robert Ziemann.

Esse ano o tema abordado é “Eu nasci com a voz em minhas mãos”, o objetivo é valorizar o protagonismo da pessoa surda, o respeito pela identidade, a cultura, a comunicação em Libras e o acesso linguístico e rememorar o mês de setembro, que é um marco de luta e conquistas da  comunidade surda.

Robert Ziemann é o idealizador do projeto que dispõe a implantação do CMIL Centro Municipal de intérprete de Libras no Município.

O setembro azul é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, pois, é marcado por diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos.

O motivo da cor azul é porque durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço, por considerá-las inferiores. E os surdos também foram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.

Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural da comunidade surda.

Durante a Live foram ressaltadas diversas dificuldades que a comunidade surda enfrenta em nossa cidade desde a ida ao médico, banco, ao comércio local, palestras e outros. Além da dificuldade da formação de uma pessoa em interprete de libras, muitas pessoas desconhecem sobre a causa.

O projeto visa abrir portas para a comunidade surda gerando uma sociedade mais justa e gerar empatia para que as pessoas tenham interesse e busquem aprender a língua, pois, a única limitação dessas pessoas é a sociedade.

Para saber mais acesse: https://www.facebook.com/ProjPequenoCidadao/videos/4155304077930075

Em destaque

Robert Ziemann solicita a prefeitura criação da Sede da AMAR (Associação Amigos Autistas de Maracaju)

Nesta quarta (09) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 29ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) iniciou sua fala ressaltando a importância da chegada de mais uma ambulância ao município. Ele agradeceu aos colegas vereadores que contribuíram com a devolução do duodécimo, que com isso puderam realizar alguns investimentos como a reforma da tapeçaria dos ônibus escolares, playgrounds, ares condicionados para as escolas, investimentos voltados a Colônia Paraguaia em Maracaju, equipamentos aos postos de saúde, insumos para o castramóvel, pacientes de hemodiálise, entre outras ações.

O vereador comentou sobre seu Projeto de Lei 1.970/2020 que dispõe sobre a criação de um CIML (Centro Municipal de Intérprete em Libras), em Maracaju e destacou o mês de visibilidade as pessoas surdas o Setembro Azul. A implantação do CIML é de suma importância para os surdos que contem diariamente dificuldades seja em escolas, comércio, atendimentos na saúde e principalmente na comunicação da população em geral. O projeto teve iniciativa por Robert juntamente com a professora intérprete em Libras Rosecleide Orozimbo Harada.

O Presidente da Câmara solicitou a prefeitura a criação da Sede da AMAR (Associação Amigos Autistas de Maracaju) em Maracaju a exemplo da Associação dos Autistas da Grande Dourados, realizada em Dourados pelo Governo do Estado, a ação visa transformar a vida de todos os autistas do serviço de saúde mental da microrregião de Dourados.

O vereador ainda durante sua fala destacou também outra ação do Governo do Estado o lançamento do Programa Pró Trilho, realizado em Brasília pelo Governo Federal, que teve a participação do Governador do Estado e foi assinado a ordem de serviço para ligação férrea de 76 km ligando Maracaju e Dourados, com investimento de 2 bilhões de reais, visando  mudar a logística do escoamento da produção agrícola, o que irá beneficiar ainda mais Maracaju com seu desenvolvimento.

Em destaque

Robert Ziemann agradece e parabeniza toda equipe da Secretária de Esporte pelo sucesso do evento Extreme Maracaju

Nesta terça (31) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 28ª Sessão Ordinária.

O presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) iniciou a sua fala solicitando ao Secretário De Obras Joaquin Herrera a informação de quais são as ruas que estão dentro do Projeto de recapeamento que será feito pelo Governo do Estado para estar repassando aos vereadores e consequentemente aos moradores do município de Maracaju. O vereador também solicitou um requerimento ao secretário com cópia ao Prefeito Marcos Calderan sobre a conclusão do Centro Cultural visando a notificação feita pela C.E.F e a necessidade da agilidade na retomada da obra.

Robert Ziemann requisitou uma moção de agradecimento em nome de todos os vereadores a família Colle dona da Rede de Supermercados Estrelão uma empresa com mais de 38 anos em nosso Município de Maracaju contendo uma história sólida de amizade, que sempre esteve fazendo doações, ajudando através da igreja e passa agora todos esses anos de trabalho e reconhecimento a Rede de Supermercados Pires que continuarão o legado em Maracaju.

O vereador ainda pede ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann um planejamento mais amplo na divulgação das vagas de emprego da FUNTRAB  e um estudo de avaliação do empregado e do empregador. O objetivo é melhorar a geração de emprego e renda em nosso Município.

No grande expediente Robert Ziemann voltou ao púlpito e agradeceu e parabenizou toda equipe da Secretária de Esporte pelo Extreme Maracaju que aconteceu neste domingo (29) e foi um grande sucesso. Onde, foi visto um encontro de famílias e amizades de várias idades, um momento de lazer não visando a competição, mas o companheirismo do que o esporte proporciona as pessoas.

O vereador terminou a sua fala destacando o evento de assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação da Escola Agrícola que ocorreu semana passada e informou sobre o vestibular do curso de agronomia previsto em outubro deste ano com 50 vagas.

Em destaque

Robert Ziemann recebe visita dos vereadores e assessoria jurídica do município de Sidrolândia

Nesta quarta-feira (25), o Presidente da Câmara Robert Ziemann recebeu a visita dos vereadores e assessoria jurídica do município de Sidrolândia em seu gabinete.

O objetivo do encontro foi a troca de informações sobre Projetos de Leis e ações que beneficiam ambas cidades, proporcionando uma parceria entre os municípios.

Os vereadores de Sidrolândia estão seguindo exemplo de nossos projetos implantados na cidade. O objetivo do encontro foi a troca de informações e conhecimento sobre Projetos de Leis e ações que beneficiam ambas cidades, proporcionando uma parceria entre os municípios.

Ressalta Robert Ziemann: “É uma grande satisfação receber os colegas de Sidrolândia e compartilhar informações sobre a nossa gestão e Projetos apresentados no município, isso destaca o bom trabalho que estamos fazendo e aumenta a nossa responsabilidade em relação ao que estamos propondo em prol da nossa comunidade, ser referência enaltece o trabalho, porém nos motiva a trabalhar ainda mais pelos nossos maracajuenses”.

 

Em destaque

Robert Ziemann solicita implantação de grama sintética no parque ecológico.

Nesta terça (24) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 27ª Sessão Ordinária

Antes do início da Sessão o Deputado Estadual Marçal Filho (PSDB) usou a tribuna para estar apresentando suas ações voltadas a Maracaju e dar apoio aos nossos vereadores e ressaltou: “Eu sei que as demandas são muitas, vocês são para-choque, vocês que ficam no dia a dia atendendo a população, vocês é que recebem as notificações diretamente. Então as proposições, por ventura parecerem, as indicações, até as ideias para projetos de lei. Pode ter certeza que o Deputado Marçal Filho encampa essa luta junto com vocês, seja qual for a solicitação que atenda Maracaju conte com esse Deputado”.

Robert Ziemann (PSDB) solicitou ao Deputado estadual Marçal Filho para levar a iniciativa também aos outros deputados , para que venham ao município fazer prestação de contas. O objetivo é que com isso a população saiba quem tem envolvimento e comprometimento com Maracaju.

Além disso, o vereador ressaltou em sua fala a importância do Agosto Lilás, salientando as ações da primeira dama Meire Calderan e da Coordenadora da mulher Jamaica, com a movimentação e comprometimento com as mulheres de Maracaju através das ações que estão sendo realizadas.

Ainda na noite o presidente da câmara Robert  fez um requerimento ao Prefeito Marcos Calderan com cópia ao secretário de esporte para estarem estudando e viabilizando a implantação de grama sintética no parque ecológico.  Também solicitou uma moção de agradecimento ao veterinário Diego Moreira que veio de Bataguassu para estar contribuindo nas ações do castramóvel no Município de Maracaju.

Durante a Sessão foi aprovado por unanimidade em segunda votação entre os vereadores seguindo para o executivo o Projeto de Lei n. º019/2021 de autoria do vereador Robert, que dispõe sobre a alteração dos dispositivos da Lei de N. º1.641 de 10 de março de 2011 que trata das atividades das farmácias e drogarias instaladas no Município para que sejam consideradas essenciais, facultando o desdobramento do plantão.

 

Em destaque

Vereador Robert Ziemann participa do Simpósio e Audiência pública para implantação de escola cívico-militar em Maracaju.

A Câmara de Maracaju realizou nesta quinta-feira (19) em parceria com a ABEMIL Escolas Cívico-Militares, o 31º Simpósio e Audiência Pública para implantação da escola cívico-militar em nosso município.

O evento é uma proposição do vereador Luciano França e na ocasião participaram o Presidente da Câmara, vereador Robert Ziemann, os vereadores Gustavo Duó e Oseias Enfermeiro,  o Prefeito Marcos Calderan e  a Secretaria de Educação Carolina de Lima Ferreira.

Os Palestrantes foram:
Capitão Davi Sousa – Presidente da Abemil
Sr. Francis – Diretor das Regionais da Abemil
Suboficial Mauricio – Coordenador Estadual da Abemil no Mato Grosso do Sul.

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Não intervém no Plano Pedagógico, mas melhora a educação básica.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Participarão da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros militares poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

O presidente da Câmara destacou a mudança de conceito.

Não tenho dúvida que o resgate do civismo e patriotismo, representa o amor e respeito à pátria, à educação e aos profissionais de educação, a disciplina escolar se estende ao convívio familiar, e o que for necessário para colocar em prática esta ação, assim faremos. Coloco a Câmara a disposição para realizarmos esta ação que é o sonho de grande parte da população, vereador Robert Zieman.

O proponente ressalta a importância desta ação.

Eu abracei esta causa por entender que precisamos preparar nossos alunos para a vida em sociedade, visando à formação com ética e cidadania, guiados pelos valores, costumes e tradições, enaltecendo a disciplina, patriotismo civismo e a hierarquia. Acredito que baseado nestes conceitos iremos formar cidadãos plenos, vereador Luciano França.

No estado já possuem duas escolas cívico-militares implantadas pelo MEC na capital Campo Grande, a iniciação dos trabalhos da Abemil – Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar em todo estado de MS prevê 10 escolas implantadas para o início de 2022.

Fonte:Câmara Municipal
Autor:Assessoria de Comunicação
Local:Maracaju- MS

 

Em destaque

Projeto de Lei Nº 019/2021 de autoria do vereador Robert Ziemann é aprovado por unanimidade

Nesta terça (03) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 26ª Sessão Ordinária.

No início da Sessão o Presidente do Legislativo Robert Ziemann (PSDB) convidou o Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva da 2ª CIPM de Maracaju para fazer o uso da tribuna, oportunidade na qual pode se apresentar e explanar as ações e projetos que pretende implantar em nosso Município.

O Tenente Coronel assumiu Comando da Segunda Companhia Independente há um mês. Antes de assumir o Comando, o Governador do Estado convidou-o para apresentar o patrulhamento Rural, que é um projeto da Policia Militar do Mato Grosso do Sul adotada pelo Governo do Estado. A patrulha Rural se destina ajudar pecuaristas e pessoas que trabalham no campo, seja na segurança ou orientação dos produtores, para tratar do tipo de comportamento que eles devem ter nas suas propriedades para evitar transgressões da lei em suas propriedades e, que caso ocorra, tem-se orientado para entrarem em contato com a CIPM. Dando seguimento a esse projeto, foi-nos informado que a Policia Militar já está visitando as fazendas.

Em proveito ao mês do Agosto Lilás, que trata da conscientização pelo fim da violência doméstica contra a mulher, foi apresentado o projeto PROMUCI que atende as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, o qual tem por objetivo a proteção das vítimas com o auxílio do poder judiciário, que institui medidas preventivas, tais como ajuda da Polícia Militar ajuda com a fiscalização, indo na residência da vítima e conversando com a família e, se necessário, tomando as medidas rigorosas que a lei impõe para prender o agressor.

Seguindo com os trabalhos do legislativo, foi aprovado em primeira votação por unanimidade entre os vereadores presentes, o Projeto de Lei Nº 019/2021 de autoria do vereador Robert Ziemann, que dispõe sobre a alteração dos dispositivos da Lei de N. º1.641 de 10 de março de 2011 que trata das atividades das farmácias e drogarias instaladas no Município de Maracaju para que sejam consideradas essenciais, facultando o desdobramento do plantão.

 

Em destaque

Projeto de lei que altera os horários das farmácias e drogarias instaladas em Maracaju é apresentado em Sessão Ordinária

Nesta terça (10) ocorreu a 25ª Sessão Ordinária no plenário da Câmara Municipal de Maracaju.

O presidente Robert Ziemann (PSDB) informou que foi protocolado um pedido ao presidente do Prosseguir para que seja revisto os horários definidos pelo Decreto Estadual. O objetivo é que o fechamento dos comércios noturnos locais ocorra às 22hrs, tendo em vista que hoje, pela bandeira que estamos seguindo, o horário de fechamento se restringe as 21h.

O vereador também solicitou que fosse enviado uma parabenização ao Maracajuense Douglas Alves Gund que atualmente está na França jogando na série B do Paris Sant Germain. O vereador ressaltou a importância de incentivar a volta do treinamento nas escolas e, também, a reativação dos projetos sociais interligados ao esporte, pois assim poderemos fomentar o mercado internacional a exemplo do atleta que é fruto de Maracaju.

Ainda nessa noite foi apresentado o Projeto de Lei º 019/2021 de sua autoria que dispõe sobre a alteração dos dispositivos da Lei 1.641 de 10 de março de 2011 que trata da atividade das farmácias e drogarias instaladas no Município de Maracaju para serem consideradas essenciais, facultando o desdobramento do plantão em 02 (dois) períodos de 12 (doze) horas cada, e a troca de plantão entre estabelecimentos da mesma região, desde que sejam comunicados ao Departamento competente com antecedência de 03 (três) dias.

As farmácias e drogarias que não estiverem de plantão manterão obrigatoriamente, em local visível ao público, informação do estabelecimento de plantão com nome, endereço e calendário de plantões mensais que deverá ser divulgado pela imprensa e nos canais digitais.

Em destaque

Programa Habitacional Morar Bem é aprovado por unanimidade entre os vereadores

Nesta terça (03) ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 24ª Sessão Ordinária.

O Presidente da Câmara Robert Ziemann iniciou seu expediente utilizando o púlpito e comentou sobre a campanha do Agosto Lilás, a qual previne e orienta sobre a violência contra a mulher.

O vereador também relatou que, com parceria da Primeira Dama Meire Calderan e a Coordenadoria da Mulher, estão viabilizando um projeto de lei que trata de um aspecto importante e intimo de cada mulher, o chamado “Pobreza Menstrual” para que venha ser implementado em Maracaju, a exemplo de outros municípios vizinhos. O projeto consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres carentes.

Ainda, foi votado entre os vereadores presentes, sob o regime de urgência o Projeto de Lei Nº 017/2021 que institui ao Programa Habitacional Morar Bem no Município de Maracaju. No qual foi aprovado por unanimidade na casa legislativa.

O Programa tem por finalidade incentivar a produção e aquisição de novas unidades habitacionais, requalificação de imóveis urbanos, produção ou reforma de moradia. O projeto é direcionado para famílias com renda mensal de até 5 (cinco) salários-mínimos que são compostas por um ou mais indivíduos.

É previsto a implantação de diversos mecanismos de incentivo à produção de unidades habitacionais, com o objetivo de viabilizar a moradia popular e diminuir o déficit habitacional na cidade. Como os programas: Lote Urbanizado; Meu Cantinho; Melhoria de Habitabilidade; Substituição de Moradia Precária e Regularização Fundiária.

 

Em destaque

Maracaju recebe visita da Senadora Soraya Thronicke.

Neste sábado (31) o presidente da Câmara de Maracaju esteve acompanhado da Senadora Soraya Thronicke e o Prefeito Marcos Calderan onde visitaram o terreno que será instalado a nova unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), de Maracaju. A unidade será construída no Jardim Guanabara, com um investimento R$1,5 milhão, verba oriunda de emendas parlamentares da Senadora e do Deputado Federal, Tio Trutis.

O CAPS é uma unidade que atende pessoas com problemas psiquiátricos e dependência química e tem como objetivo principal garantir a recuperação mental dos pacientes e integrara-los a sociedade.

Além disso, a parlamentar entregou duas emendas em um evento realizado na Câmara de Vereadores, no valor total de R$ 3.305.500,00. Deste valor R$ 1.177.000,00 será destinado a investimento da saúde básica do Município. O recurso será usado na estruturação das unidades de saúde, contratação de profissionais e melhorias na estrutura.

Com a promessa da Senadora sobre a implantação do serviço de hemodiálise em Maracaju, o Presidente da Câmara, Robert Ziemann, se comprometeu em devolver parte do duodécimo da Câmara dos Vereadores, para ajudar o município no custeio da unidade. Atualmente 22 pacientes de Maracaju fazem o tratamento de hemodiálise.

Em destaque

Reinaldo Azambuja assina termo de acordo de incentivos fiscais para instalação de indústria de etanol de milho no município

Nesta sexta (30) o Governador Reinaldo Azambuja esteve no município de Maracaju assinando um termo de acordo de incentivos fiscais para instalação de indústria de etanol de milho no município. Com o Um investimento de mais de R$ 1 bilhão a indústria prevê a contratação de 150 empregados diretos e cerca de dois mil indiretos durante a construção da planta.

O evento em questão aconteceu no plenário da Câmara Municipal respeitando todos os protocolos de biossegurança e teve a participação dos Vereadores, o Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito, Mauro Christianini, Secretário de Estado de Meio Ambiente Jaime Werruk,  Secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel, Secretários Municipais, Diretor de Negócios da Cerradinho Renato Pretti, Presidente da Biosul Roberto Holanda, Gerente de originalização de grãos da Cerradinho Eduardo Paiva  e outras autoridades.

A construção da primeira usina de etanol de milho de Maracaju, será feita pelo Grupo Cerradinho. A indústria terá capacidade total para processar 1,2 mil toneladas do grão, oriundo 100% do Estado, agregando valor à produção do cereal sul-mato-grossense. A planta industrial será construída às margens da rodovia MS-157.  O objetivo é que as operações se inicie no segundo semestre de 2022.

O Grupo tem por missão produzir e comercializar etanol e energia de forma sustentável, com qualidade total e rentabilidade e estão sempre em constante busca e aprimoramento de suas industrias e são o maior complexo de bioenergia da América Latina, com duas usinas instaladas em Chapadão do Céu-GO.

Na ocasião o Prefeito Marcos Calderan, entregou aos diretores da empresa a Lei de Incentivos Municipais de Maracaju. As incitações do Governo do Estado e da Prefeitura vão assegurar a geração dos postos de trabalho.

Em destaque

Robert Ziemann solicita asfalto na ROD. Minianel

Nesta terça ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Maracaju a 23ª Sessão Ordinária.

O Presidente do Legislativo Robert Ziemann (PSDB) utilizou o púlpito da tribuna para acrescentar no requerimento pedido do vereador Hélio Albarello (MDB), que além da rotatória que o asfalto chegue até o Frigorifico RRX de Maracaju na ROD. Minianel, a direita da estrada vicinal a 04 km da Zona rural, a exemplo do que foi feito em Nioaque, assim, podendo ser feita a exportação de carne de nosso município para outras regiões.

O objetivo é gerar mais empregos, renda e aumentar a economia maracajuense.

Em destaque

Café com Secretário e Presidente da Fundação Cultura de Maracaju Rafael Fernandes

Nesta segunda (26) o presidente do legislativo Robert Ziemann (PSDB) e seus colegas vereadores receberam na Câmara Municipal De Maracaju o Presidente da Fundação Cultura de Maracaju Rafael Fernandes.

O assunto da reunião foi sobre o planejamento das ações da pasta de cultura e como ela vai funcionar durante esse primeiro e segundo semestre, incluindo a prestação de contas.

O Secretário de Cultura destaca: “Por conta da pandemia ficamos muito amarrados e fomos um dos primeiros setores a parar e vamos ser um dos últimos a retornar. Sofremos bastante, mesmo com dificuldades conseguimos contribuir com ações pequenas. Estamos além disso, desenvolvendo um projeto para 2022 que está dentro dessa questão que estamos vivendo e as demais situações que funcionam hoje dentro da Fundação de Cultura”.

Os representantes da Câmara propuseram algumas ações como ruas de lazer, a volta do carnaval, réveillon e festa de São Sebastião, apoio aos projetos sociais e artistas locais, apresentações mensais voltadas as crianças do município e marcha pela fé. Os vereadores garantiram juntamente com a Prefeitura Municipal que contribuirão no que for necessário.

Em destaque

Aulas presenciais do município acontecerão dia 2 de agosto e Secretária de Educação informa quais os protocolos a serem seguidos.

Nesta sexta (23) ocorreu no gabinete do Presidente da Câmara Robert Ziemann (PSDB) uma reunião entre os vereadores e a Secretária de Educação Carolina Ferreira de Lima sobre a volta das aulas presenciais dos alunos do município que acontecerão em 2 de agosto.

Considerando o fato da dificuldade da educação pós pandemia, as autoridades responsáveis obtiveram o Plano de retorno gradativo ás aulas, que atende todos os protocolos de biossegurança de acordo com recomendações dos órgãos competentes.

Este plano requer orientação sobre; cuidados sanitários necessários para o retorno das aulas presenciais; orientação das famílias, professores e equipe gestora das escolas; planejamento das atividades das aulas presenciais e remotas; orientação sobre os procedimentos sanitários; participação ativa de professores e gestores na construção das estratégias de acordo com cada realidade; limitação das atividades esportivas nas aulas de Educação Física, evitando aglomerações.

Também foi informado pela Secretária de Educação que o responsável  assinará um termo obrigatório alegando o consentimento do retorno presencial ou a continuidade das aulas remotas dos estudantes, pois é fundamental que as instituições estejam protegidas legalmente. É importante ressaltar que quando o contato social aumenta o risco de transmissão da doença, também. Nenhum espaço está totalmente imune da proliferação do vírus, mesmo as instituições adotando protocolos rígidos de proteção sanitária.

As crianças só entrarão em contato com seus colegas de turma. Caso uma criança testar positivo a sala inteira ficará em observação, duas crianças, a sala entrará em quarentena, sendo dispensados em um período de 14 dias e a escola fecha somente para aquela turma. O número de alunos que ocuparão a sala será dito através da bandeira que o município estiver.

Como Maracaju se encontra na bandeira vermelha somente 50% dos alunos frequentarão as aulas presencias, os outros 50% ficarão com aulas remotas, fazendo um rodízio de estudantes a cada semana.

Os profissionais que têm comorbidades e professoras gestantes irão passar por uma perícia médica. Com a comprovação de suas alegações irão ficar remotamente trabalhando à distância de home office.

O retorno das aulas presenciais foi um pedido muito cobrado pela maioria da população, isso se tornou possível com a alta taxa de vacinação, mas ainda é fundamental que todos continuem seguindo os protocolos de biossegurança até que todos estejam imunizados.

Em destaque

O projeto de Lei que reconhece como essencial a atividade econômica exercida por restaurantes foi aprovada em primeira votação pelos vereadores

Nesta terça (20) foi realizada a 22ª Sessão Ordinária da Câmara municipal de Maracaju que ocorreu de forma presencial no Plenário da Câmara Municipal.

Durante a sessão o presidente da câmara Robert Ziemann (PSDB) solicitou uma moção de parabenização ao sargento da CPI de Maracaju Edilson Oliveira Souza, a soldada Juliane Costa Morais e o soldado Paulo André, que estiveram presentes realizando em um aniversário o desejo de uma criança de ser policial, mostrando que a Policia Militar está presente na comunidade.

O vereador também agradece a todos os responsáveis pelas emendas parlamentares que o município vem recebendo algumas destinadas na área social e na área de saúde, o que mostra o emprenho dos Deputados Estaduais e do Governo do Estado na melhoria de nosso município.

O projeto de lei Nº 016/2021 que reconhece como essencial, no âmbito do Município de Maracaju, a atividade econômica exercida por restaurantes e estabelecimentos fornecedores de alimentos prontos para o consumo e dá outras providências de autoria do presidente do Legislativo e o Vereador Joãozinho Rocha (MDB) foi aprovado em primeira votação de forma unanime por todos os vereadores.

O setor de restaurantes e similares vem sendo um dos mais prejudicados pela pandemia, como um dos principais responsáveis pela geração de milhares de empregos nesta cidade. Com a justificativa de que a abertura de forma organizada e com protocolos específicos, em nada prejudica as medidas de combate a COVID-19, à exemplo dos supermercados e demais atividades que também geram grande movimentação de pessoas.

Em primeira votação foi aprovado o projeto de lei Projeto de lei complementar Nº 04/2021 que dispõe sobre a alteração da Lei Complementar 009 de 26 de dezembro de 2001, e dá outras providências. Mesmo que tenha ocorrido os três tipos de cobrança a verba de honorários advocatícios incidirá somente sobre os débitos exigidos pela via judicial.

O projeto é sobre o pagamento dos honorários previstos no S 2º será à vista ou parceladamente na mesma forma do principal, e em caso de adesão ao Programa de Recuperação dos Créditos Fiscais – REFIC, em percentual definido no respectivo processo incidente sobre o valor total consolidado com a adesão ao parcelamento computados os descontos. A lei entra em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

 

Em destaque

Escola Municipal Cecília de Castro Minervini recebe aparelhos de ar condicionado.

Nesta segunda (19) foram entregues 18 aparelhos de ar condicionado para a Escola Municipal Cecília de Castro Minervini. O Presidente da Câmara Robert Ziemann o vereador Rener Barbosa, a Primeira-Dama Meire Calderan, a Secretaria de Educação Carolina Ferreira, participaram da entrega dos climatizadores adquiridos para a Rede Municipal de Ensino.

Com indicação do vereador Rener Barbosa, foram investidos R$ 46.000,00 nos climatizadores que foram comprados com recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores ao município.

O objetivo desta compra é garantir um desenvolvimento de aprendizagem escolar mais agradável e oferecer qualidade no ambiente de trabalho dos professores, deixando as escolas mais climatizadas, para a volta das aulas presenciais.

Outros dois aparelhos serão entregues no CIEI Egídio Ribeiro.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann participa da solenidade do repasse de 36 milhões a municípios

Nesta terça (14) na Governadoria do Estado, em Campo Grande o  Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann e o Prefeito Marcos Calderan, participaram da solenidade de liberação de emendas parlamentares para os municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante a solenidade no auditório da Governadoria o Governador Reinaldo Azambuja o repasse de R$ 36 milhões em emendas parlamentares de 2020 aos 79 municípios do Estado, além de entidades filantrópicas e de assistência social. Recursos esses advindos do FIS (Fundo de Investimento Social).

 

As emendas foram indicadas pelos 24 deputados estaduais, com o valor de R$ 1,5 milhão para cada parlamentar, que indicou as entidades e municípios que serão beneficiados com os recursos. Deste montante, R$ 24,8 milhões, ou seja 70%, será destinado para saúde, em repasses diretos aos fundos municipais uma parceria.

Em destaque

Programa “Educação Maior, Futuro Melhor” de Investimentos para a Educação de Maracaju é lançado.

Nesta sexta (09) foi lançado o programa “Educação Maior, Futuro Melhor”, onde serão voltados para educação municipal, investimentos no valor aproximadamente de R$ 32 milhões. A cerimônia de lançamento aconteceu no plenário da câmara Municipal de Maracaju respeitando todas as medidas de biossegurança estabelecidas pelo município.

Destes recursos R$23 milhões serão usados em implantação de energia fotovoltaica, reformas, locações, obras e terrenos. Os R$ 9 milhões restantes serão usados para os custeamentos de equipamentos de lavanderia, informática, materiais para sala de educação e ferramentas materiais de biossegurança, mobiliário refeitório, automóveis e materiais esportivos.

Com o maior investimento em educação da história de Maracaju, sendo utilizados recursos próprios do município. Esses investimentos são condições de trabalho para os profissionais da área, focando em uma educação e estruturação melhor para as crianças do município.

O programa foi apresentado com a participação dos representantes do judiciário, vereadores, profissionais da educação, secretários municipais e outros.

Em destaque

Ações para o Agosto Lilás

Hoje (07) o presidente do Legislativo Robert Ziemann (PSDB) e o vereador Rener Barbosa (PSDB) receberam na Câmara Municipal a primeira dama do município Meire Calderan, a coordenadora do Creas Leiza Barbosa, a Coordenadora de Políticas Públicas Derivalda do Carmo e também a Assistente Social Edna Martinez.

O motivo da reunião foi para debaterem as ações voltadas ao combate da violência doméstica e a programação do Agosto Lilás.

O Agosto Lilás é uma campanha que incentiva a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A campanha faz referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, que cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar. A referida lei completará em agosto 15 anos de vigência.

O Agosto Lilás é uma conquista pelo fim da violência doméstica a qual se faz como medida essencial o papel ativo do município para que esteja em alerta e busque conscientizar a população sobre a importância desta lei para as mulheres.

Em destaque

Robert Ziemann visita o Centro Olímpico Osvaldo Rodrigues e cobra reparos

Hoje (07) os vereadores Robert Ziemann (PSDB), Vilmar era do gelo (PATRIOTA) e os secretários de obras Joaquim Herrera e de esportes Herlei Pires estiveram visitando o Centro Olímpico Osvaldo Rodrigues nesta manhã.

O objetivo da visita foi para estarem cobrando melhorias na  iluminação, manutenção do parquinho e das quadras de areia e adequação da piscina e campos de futebol.

O secretário de obras se comprometeu em mandar uma equipe essa semana para iniciar a manutenção.

Com os números de COVID diminuindo em Maracaju, em breve ocorrerá a reabertura do Centro Olímpico e é de extrema importância que estes reparos aconteçam o mais rápido possível.

Em destaque

Projeto Judô Para Todos firma parceria com o Poder Executivo Municipal.

Ontem (05) o presidente da câmara Robert Ziemann e o prefeito Marcos Calderan visitaram o Projeto Judô Para Todos e foram recebidos pela equipe de professores de judô para firmar uma parceria com a Prefeitura de Maracaju para formação e treinamento de atletas.

O projeto Judô Para Todos completa este ano 22 anos de história, é com grande orgulho que nossa cidade forma alunos e cidadãos que através deste trabalho intenso se tornou referência estadual e nacional na formação de atletas. O principal objetivo é o foco em ajudar na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos através do Esporte.

Iniciado em 1999 pelos irmãos Robert e Roger Ziemann se vêm hoje com suas vidas misturadas com a história no esporte. É com grande sabedoria, esforço, dedicação e foco dos professores que sempre buscam pelo desenvolvimento de seus alunos e atletas, conquistaram inúmeras competições estaduais, nacionais e internacionais.

A parceria com o Poder Executivo Municipal apoiará as atividades desenvolvidas na cidade reforçando este compromisso e dedicação. O prefeito Marcos Calderan afirma que pretende apoiar não somente o judô, mas todas as modalidades esportivas. A pretensão é que quando todos estiverem vacinados o município irá formar cada vez mais atletas e cidadãos que refletirá no desenvolvimento de nossa cidade.

O atual presidente do legislativo é o antigo sensei Robert Ziemann que afirmou que todos os trabalhos serão voltados para os protocolos de biossegurança e a situação pandêmica da cidade, mantendo o respeito ao Programa Prosseguir.

As aulas do projeto serão retomadas a partir do dia 12 de Julho em vários pontos da cidade e no Distrito de Vista Alegre.

 

Em destaque

Robert Ziemann realiza Live com o o curso de administração da UEMS do 1 ° Semestre de Maracaju.

Nesta sexta (25) Robert Ziemann (PSDB) esteve em Live falando sobre administração pública com um bate-papo entre Lalesca Lescano e João Lucas Breda do curso de administração da UEMS do 1 ° Semestre de Maracaju.

Na reunião o vereador deu um breve resumo de como é a sua vida, de que maneira iniciou na sua carreira política e sobre as suas formações acadêmicas.

O presidente do legislativo salienta o uso das redes sociais e a veracidade que isso traz ao público, tanto mostrar ao seu trabalho, conquista-los e informa-los. O intuito do vereador é ouvir, interagir e estar conectado as pessoas, de forma que se consiga atender desde os mais jovens aos mais velhos para que se possa atender as necessidades e opiniões de todos.

O presidente da câmara ressaltou a importância de se trabalhar em coletivo hoje em dia, agradeceu seus colegas e parceiros em sua gestão, evidenciando o fato de que não se faz nada sozinho. Para caminhar em sua jornada é preciso não ter medo da concorrência, sempre buscar aperfeiçoar seu trabalho e se espelhar no que está dando certo.

Para saber mais sobre acesse: https://www.instagram.com/p/CQkHYX3Jy9z/

Em destaque

Robert Ziemann esteve em reunião com a Equipe da Educação sobre a implementação da Lei 1.970/2020 que dispõe sobre a criação de um CIML em Maracaju.

Robert Ziemann (PSDB) esteve em reunião nesta quinta (24) com a Equipe da Educação sobre a implementação da Lei 1.970/2020 que dispõe sobre a criação de um CIML em Maracaju.

A lei aprovada em março de 2020 por unanimidade entre os vereadores na Câmara Municipal de Maracaju, hoje é uma realidade. O projeto teve iniciativa pelo vereador Robert juntamente com a professora intérprete em Libras Rosecleide Orozimbo Harada.

O objetivo é dar apoio aos surdos e prover inclusão para todos em nossa cidade, buscando ampliar a acessibilidade nos serviços públicos, através de intérprete em libras em consultas médicas, atendimentos e vários outros.

O presidente do legislativo ressalta a importância da comunicação entre pessoas, e que devemos estar sempre atentos a essas necessidades. O município tem obrigação e dever de atender todos por equidade, diminuindo as dificuldades, auxiliando quem precisa, emitindo compreensão e empatia para se tornar um espelho para a sociedade.

Em destaque

Rua Zebulândia do Bairro Giazone recebe nova Iluminação

A iluminação da Rua Zebulândia é um pedido antigo da população e dos vereadores da Câmara Municipal de Maracaju que foi atendida pelo prefeito Marcos Calderan.

O presidente da câmara ressalta em entrevista ao site Ms Conectado: “Essa é uma demanda muito antiga da população aqui da Rua Zebulândia, onde há vários anos, tanto eu, vereador Nego, vereador João, vimos cobrando a administração pública, tanto a interior como a atual e vemos essa concretização aqui desse pedido antigo garantindo mais segurança aos moradores. Não só na questão da iluminação, mas garantindo segurança por seus imóveis, tranquilidade para quem passa aqui durante a noite, seus filhos, seus familiares. Então realmente mostra o compromisso dessa administração em cuidar da população’’.

O investimento foi no valor de R$ 15.000 reais, através da taxa de iluminação COSIP, é uma devolutiva do que os cidadãos pagam por meio de seus impostos nas contas de energia. A administração atual mostra compromisso e mostra sempre estar em busca de tornar a cidade de Maracaju cada vez melhor para os moradores do município.

Robert Ziemann termina sua entrevista agradecendo o Secretário de Obras Joaquim Francisco Herrera do Nascimento e principalmente ao prefeito de nossa cidade Marcos Calderan.

Em destaque

Durante Sessão Ordinária Robert Ziemann solicita requerimento para uma maior demanda de vacinas Janssen e ressalta a assinatura das duas ordens de serviço para restauração e implantação asfáltica de rodovias de Maracaju

Nesta terça (15) foi realizada de forma remota a 19ª Sessão Ordinária.

Antes do início da Sessão Ordinária, o Secretário de Saúde Thiago Caminha deu esclarecimentos sobre as medidas que o município vem tomando frente ao Covid-19. Ressaltou, sobre a nova ação da Saúde, foi informado que durante o período de isolamento o paciente terá uma equipe disponibilizada para o monitorar e auxilia-lo.

Além disso o mesmo frisou o fato sobre as testagens rápidas feitas em pacientes com comorbidades e são suscetíveis a uma complicação maior após o contato com o vírus.

Como destacou o Secretario ex vereador Thiago Caminha o isolamento é para evitar os altos índices de casos que o município vem enfrentando, por isso, é de suma importância que toda população colabore e cumpra o decreto estabelecido.

O Presidente da Câmara Municipal Robert Ziemann (PSDB) pediu apoio dos colegas vereadores, solicitando ao Ministro da saúde com cópia ao secretário do Estado mais vacinas Janssen para estarem sendo aplicadas futuramente de forma imediata em toda a população maracajuense acima dos 18 anos.

O representante do Poder Legislativo de Maracaju ressalta a assinatura das duas ordens de serviço para restauração e implantação asfáltica de rodovias de Maracaju. As ordens de início de serviço foram assinadas, nesta segunda-feira (14), pelo governador Reinaldo Azambuja. A primeira ordem ocorre na Rodovia- Ms 162 onde será feita a restauração de pavimento, adequação de trafego e melhoramento, drenagem e segurança. A segunda se refere rodovia estadual MS-166, trecho: entroncamento MS-460 – entroncamento BR-267 onde será feito implantação e pavimentação asfáltica.

As obras tiveram o investimento de R$ 79,9 milhões de recursos próprios do Governo do Estado. É um pedido antigo que vem sendo atendido, após, solicitações da população e dos vereadores da Câmara Municipal de Maracaju.

Em destaque

Robert Ziemann pede apoio a Deputada Rose Modesto para incluir Maracaju no experimento de eficácia das vacinas Janssen

Nesta segunda (14)  Robert Ziemann esteve em Campo Grande cumprindo algumas agendas. O vereador vem buscando soluções para Maracaju realizando parceria com o Governo do Estado.

O representante do Poder Legislativo de Maracaju se reuniu na capital MS com a Deputada Federal Rose Modesto (PSDB) que está intercedendo diretamente com a Secretaria Nacional de Saúde a liberação das vacinas Janssen ao Mato Grosso do Sul.

O Presidente da Câmara Municipal busca apoio federal para incluir Maracaju no experimento de eficácia da Janssen, fabricante de vacinas contra a Covid-19. O intuito é acelerar a imunização maracajuense.

A Deputada confirma a possibilidade de Maracaju fazer parte do experimento da Janssen e que buscará interceder pelo município, pois, Maracaju enfrenta serias dificuldades com o avanço da doença.

“Precisamos fazer algo, a vacinação de 100% da população de Maracaju com vacinas da janssen é possível, precisamos fazer gestão e ir atrás dos nossos deputados e representantes federais para buscar imunizar nossa comunidade e com isso diminuir o impacto dessa doença salvando vidas”, destacou Robert.

Maracaju vem sofrendo com o aumento de casos, mortes e o lockdown determinado pelo Estado.  Até agora, apenas 4.423 pessoas foram imunizadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Durante a reunião encaminhou a documentação para a emenda federal para a construção da nova Ciei Nossa Senhora Auxiliadora.

Também esteve com o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel que vem atendendo várias demandas apresentadas e sempre ajudando a fazer uma Maracaju cada vez melhor.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann pontua ações frente a pandemia do Covid-19.

Na 18º Sessão Ordinária desta terça (08) o Presidente da Câmara Municipal Robert Ziemann se posicionou contra o evento de casamento clandestino realizado em Maracaju, na qual a Policia Militar só interviu após o acontecimento, aplicando multas aos organizadores, convidados, empresas e músicos contratados pelos responsáveis do evento, que ultrapassam hoje R$300 mil.

Ainda em relação a pandemia, foi feito uma denúncia contra uma agencia bancária por aglomeração, a qual teve respaldo dos vereadores, prefeitura e da vigilância sanitária. Constatou-se aglomeração e, ainda, as filas não estavam organizadas de forma correta. Os fiscais ao chegarem no local se depararam com o descumprimento do Decreto nº 221/2021, que proíbe qualquer tipo de aglomeração em locais públicos e privados do município.

Segundo o boletim epidemiológico, do dia 1 de junho ao dia 8, foi constatado 369 casos confirmados de Covid-19, por isso é de extrema necessidade que todos respeitem a lei.

Com o objetivo de ampliar os atendimentos aos pacientes foi aberta a Central de Covid que fica localizada na quadra da Escola Estadual João Pedro Fernandes.

Robert ressaltou que nesta terça foi assinado um novo convênio de forma emergencial ao Hospital Municipal Soriano Correa destinando R$ 389.000 reais que será destinado à ampliação dos recursos hospitalares, que são de suma importância para o combate dos pacientes com Coronavírus.

Em nome da Câmara, Robert agradeceu a ambulância cedida pelo Município de Jardim que levou 3 pacientes do nosso município até ao aeroporto da base aérea de Campo Grande. Em reconhecimento pelo ocorrido, foi solicitado uma moção de agradecimento a prefeita de Jardim Clediane Areco Matzenbacher.

O vereador ressalta que essa união deve ser adotada por toda a população do Estado de Mato Grosso do Sul, e mais uma vez reforça o pedido da criação de um auxílio emergencial, pois, a criação desse auxílio irá ajudar as famílias de baixa renda que estão passando dificuldades em pagar suas contas de água, luz, alimentação. O intuito é fomentar a economia local, principalmente dos pequenos comerciantes.

Em destaque

Maracaju reconhece atividades religiosas como essenciais e sanciona lei 2018/2021

Hoje pela manhã (31) estiveram o Padre Junior Cézar e o presidente do conselho de pastores Arlan Aquino Azambuja juntamente com o prefeito Marcos Calderan para sancionar a lei que declara as igrejas como essenciais em nossa cidade. Maracaju tira a exemplo da Lei 5.502/2020 de autoria do deputado Herculano Borges (Solidariedade).

A Lei 2018/2021 no município de Maracaju, é oriunda do projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Veterinário, assinado pelos vereadores Robert Ziemann, Rener Barbosa e Oseias Enfermeiro e aprovado por todos os vereadores de Maracaju.

A igreja fica como essencial, pois, é de suma importância que a população nesse período de pandemia tenha apoio emocional e possam estar frequentando lugares que se sintam acolhidas fortalecendo sua fé.

A lei sancionada pelo Prefeito Marcos Calderan, explica que, havendo autorização para abertura dos templos para atividades religiosas, é “imprescindível” adoção de medidas de biossegurança adotadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Para o vereador Robert Ziemann a fé exerce um papel fundamental de equilíbrio psicoemocional em tempos de pandemia, sendo fundamental nos dias de hoje para nossa sociedade.

Em destaque

Mulheres da Câmara de Maracaju realiza entrega dos cobertores para as entidades, colaboradores e associações.

Hoje (31) na Câmara Municipal Robert Ziemann junto com o Prefeito Marcos Calderan, a Primeira Dama- Rosimeire Calderan e a Comissão Solidária- Mulheres da Câmara em ação estiveram realizando uma parte da entrega dos kits da Campanha de Inverno.

Os kits foram entregues nesta manhã para três entidades a Coleta Seletiva, para os Garis e a Associação do Câncer.  A Campanha Beneficente de arrecadação de agasalhos e cobertores, se iniciou em Maracaju no dia 12 de Abril, uma iniciativa das Mulheres da Câmara de Maracaju com o apoio da Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Secretaria de Assistência Social e Qualifica Cursos.

Foram arrecadados agasalhos, cobertores, meias, toucas, luvas e roupas e calçados, além da coleta em dinheiro revertidos em cobertores e agasalhos.

“Tenho a alegria de ter participado e apoiado essa causa, atualmente temos duas ações de apoio com cobertores e agasalhos no inverno, sendo uma da Câmara Municipal, com o apoio da Prefeitura e outra da Prefeitura, mas também com o apoio da Câmara, ou seja, quem ganha com isso é a população menos assistida. Quero também agradecer aos esforços do Prefeito Marcos Calderan que tem uma preocupação maior com as causas sociais e não tem medido esforços para atendê-las.” Finalizou Robert.

Em destaque

Robert Ziemann tem projeto de lei aprovado em segunda votação pelos vereadores

Ontem (25) foi realizada a 16ª Sessão Ordinária. A Sessão voltou a ser remota devido os altos índices de casos de Covid-19 no município.

Antes de darem início a ordem do dia, em apoio do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, foi cedido um espaço ao farmacêutico Wilson Hirosh que veio para elucidar o dia 5 de maio e apresentar as campanhas feitas sobre a conscientização do uso racional de medicamentos, visando a importância de ter uma orientação profissional e, também, do descarte correto dos medicamentos.

Na mesma oportunidade, foi apresentada e discutida a lei Lei n° 9.787, de 10 de fevereiro de 1999 que autoriza e regulamenta o fracionamento de medicamentos, que traz a obrigatoriedade que o consumidor tem em comprar medicamentos somente com prescrição médica, seja em pequenas quantidades em uma drogaria, seja para comprimidos para dores de cabeça e outros medicamentos similares.

Em destaque

Projetos de lei de autoria do vereador Robert Ziemann entrarão em segunda votação na Sessão Ordinária desta terça-feira

Nesta terça (25) entrará em segunda votação o projeto de lei de N° 08/2021 de autoria do legislativo Municipal: que dispõe sobre o reconhecimento de atividade essencial para efeito de políticas públicas no âmbito do município e será apresentado uma proposta de emenda à lei orgânica ao artigo de N°26.

Alei de N °08/2021: Reconhece as atividades religiosas, espirituais e suas liturgias, praticadas em igrejas, templos religiosos de qualquer culto e nas comunidades missionárias como essenciais para efeito de políticas públicas no âmbito municipal, em especial nos períodos de calamidade pública, situação de emergência, crises sanitárias ou de catástrofes, sendo vedada a determinação de fechamento ou proibição total de realização das atividades.

A proposta de emenda se refere a lei Orgânica Municipal que visa adequar o recesso de julho que está previsto para 16 a 31 de julho, com férias escolares definidas pelo Executivo para a primeira quinzena de julho. Devido a pandemia houve alteração nas datas das férias escolares. Com a proposta o recesso ficará disciplinado no Regimento Interno facilitando a alteração quando necessário.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann realiza Live com o atual empresário e antigo orientador social Renan Teles.

Nesta quinta (20) Robert Ziemann esteve conversando em Live com o antigo orientador social do CREAS Renan Teles, hoje não atua mais na área e é empresário, mas continua lutando pela causa. Ele que viveu o abuso infantil e conviveu com crianças na mesma situação, se encontra defendendo e ajudando crianças e adolescentes.

Renan relata que sofreu abusos de conhecidos familiares que se utilizavam da sua inocência e confiança, coisas que guarda consigo como um filme rebobinando em sua mente. Algo que refletiu muito em sua vida, mas que felizmente conseguiu superar e amparar outras vítimas.

Muitas vezes a vítima não delata seu abusador por culpa, medo, falta de compreensão, julgamento e por não querer reviver o trauma que passaram. O abuso infantil não tem classe social, nem gênero e os maiores índices são de crianças de até 5 anos.

O agressor oscila em momentos de interações sociais normais com os abusos justamente para confundir a criança que às vezes acabam voltando por vontade própria ou por se sentirem acolhidas, presenteadas como se tudo não fizesse parte de uma brincadeira.

O intuito da Live também é mobilizar pessoas que fogem dessa realidade. Infelizmente ainda é um assunto esquecido pela sociedade e não se tem apoio de parlamentares que poderiam ajudar criando políticas públicas em prol da causa. A mensagem é que devemos nos atentar o ano inteiro e não somente ao mês de maio, crianças e adolescentes necessitam de amparo, ajuda e proteção.

Em destaque

Robert Ziemann realiza Live com a Coordenadora do CREAS Leiza Barbosa sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Nesta quarta (19) o vereador Robert Ziemann esteve conversando com a Coordenadora do CREAS Leiza Barbosa em uma Live sobre as ações em alusão à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O CREAS se encontra em frente a Calderan ao lado da Casa Esporte na Rua 11 de Junho e tem atendimento de Segunda a Sexta das 07hrs às 11hrs e das 13hrs ás 17hrs.

O CREAS trabalha através de encaminhamentos e a porta de entrada para essas denúncias são o Conselho do Tutelar, Poder judiciário, MT, Vara da Infância e da Juventude e a Polícia civil.

Quando ocorre uma denúncia é acionado um serviço de orientação e acompanhamento. O CREAS trabalha com a família e tem como responsabilidade atender à criança ou o adolescente que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade e violação de seus direitos. Quando o serviço é acionado a família é acompanhada por uma psicóloga e uma assistente social.

Os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes cresceram 14% no último ano em Maracaju e até agora já foram relatados 5 casos de abusos no município e possivelmente muitos estão ocultos, a grande maioria dos autores deste crime são familiares ou pessoas conhecidas.

O vereador reforça o fato de que apesar de ser um tema pesado, deve ser falado e conscientizado tanto como pelo Poder Público como pela população, enfatizando que essa é uma realidade de todos e todos devem estar atentos para defender e apoiar nossas crianças e adolescentes. É de suma importância se informar, mobilizar, sensibilizar e tirar o tema da invisibilidade social.

Em destaque

Em sessão ordinária Robert Ziemann, apresenta demanda em favor da população maracajuense.

Na Sessão Ordinária desta semana, o vereador destacou as visitas realizadas às obras em andamento no município e apresentou seus requerimentos.  Robert solicitou ao Secretário de Obras e a GEMUTRAN, um estudo de viabilidade à exemplo da rua Comandante Camisão uma faixa elevada, para ser feito em frente as Escolas Municipais de Maracaju e em frente ao Posto 11, destacando ser um pedido antigo da Câmara de vereadores, que irá garantir segurança à população em suas travessias. O vereador ressaltou também a necessidade de um estudo para a rua Mario Correa, sugerindo faixas elevadas ou instalação de radares, como já acontece em outras cidades. Os radares provocam a redução da velocidade dos veículos e com isso se evita o excesso de lombadas e quebra-molas.

Outro requerimento solicitado por Robert ao Secretário de Obras, foi a retirada dos tubos e ampliação do canteiro, na Avenida Senador Felinto Müller, nas proximidades do Parque de Exposições, ruas que dá acesso ao bairro Egídio Ribeiro e ao Pátio de Obras.

Ainda em sua fala, agradeceu ao Prefeito Municipal, pelo decreto da semana passada, que atendeu a todos os vereadores, retomando as atividades esportivas do município. É satisfatório, passar e ver as pessoas praticando suas atividades em quadras, campos e ver que estão tomando todo cuidado, usando máscara, álcool em gel e da mesma maneira, ver os momentos de lazer, e principalmente já ver os cuidados, pós pandemia. Várias pessoas já foram vacinadas, os profissionais de educação já somam 80% vacinados (informação essa passada pela Secretária de Educação), isso nos mostra o compromisso da administração pública com a saúde do município. Um dos projetos que fez que isso acontecesse é o que passou aqui pela Câmara de Maracaju, enfatizou Robert

O vereador agradeceu ao colega Gustavo Duó, que dividiu a proporção do Projeto de Lei que reconhece as atividades das igrejas como essenciais em Maracaju, a exemplo do que já aconteceu no estado. A importância deste projeto é para que com um novo decreto municipal as atividades continuem e as igrejas não sejam fechadas, baseadas nas que promovem trabalhos além de levar o evangelho, mas também que doam alimentos, atendimento psicológico e tantas outras ações das igrejas de Maracaju.

No dia de Combate ao abuso Sexual de crianças e adolescentes, Robert agradeceu a presença dos integrantes do Conselho Tutelar de Maracaju presentes na Sessão, ressaltando a presença da coordenadora do CREAS Leiza Barbosa, e de sua mãe Maria Helena, citando exemplo do que viu a mesma realizar por crianças e adolescentes de Maracaju.

18 de maio é o marco do “Maio Laranja”, onde temos o enfrentamento do abuso sexual infantil. Diversas pessoas que nem imaginamos, passa por essa situação, e isso faz a história de vida, de muitas pessoas mudarem. Em diversos lugares, não existe essa discussão, o que inibe as crianças de entenderem que tem regiões dos nossos corpos que não podem ser tocadas, e isso tem que ser dito pelos pais e também nas escolas, para termos uma garantia de não passarmos por isso no futuro. Isso precisa ser estendido o ano inteiro, como política pública no nosso município, indagou Robert Ziemann.

Em destaque

Obras municipais em andamento, são acompanhadas por Robert Ziemann.

O vereador Robert Ziemann, esteve na manhã desta terça-feira (18), acompanhando algumas ações no município. Na ocasião o acompanharam, os vereadores, Rener Barbosa e Joãozinho Rocha.

Entre as visitas realizadas pelo vereador, estava a fiscalização de três importantes obras em andamento no município:

A rua Comandante Camisão com a Avenida João Pedro Fernandes, ganhará faixa elevada, o que vai garantir mais tranquilidade e segurança para população na travessia.

Robert esteve também na cidade dos caminhoneiros, que tem previsão de conclusão, para julho deste ano. Um amplo lugar, para receber os caminhoneiros, com segurança e tranquilidade, e que com isso, vai amenizar o trânsito de caminhão dentro do município.

Por fim, visitaram o andamento das obras da praça central de Maracaju.

São obras importantes que há vários anos são esperadas pela sociedade, que trará vários investimentos que irão garantir uma cidade com mais empregos, desenvolvimento e futuro, ressaltou Robert.  

Em destaque

Após vencer Covid 19, vereador Robert Ziemann retoma as atividades presenciais.

Recém-recuperado do COVID 19, o vereador e presidente da casa Robert Ziemann, retomou as atividades presenciais nesta semana.
A Sessão Ordinária realizada excepcionalmente na quarta-feira (12), foi marcada com as lembranças e homenagens ao ex-prefeito Luís Gonzaga Prata Braga que faleceu na segunda (10/05). Um grande amigo, considerado por Robert.
Robert Ziemann, destacou em sua fala, algumas atividades que estão proporcionando aglomerações no município, e outras que poderiam ser realizadas em ambientes abertos, como campos, que ainda estão paradas, solicitando assim em nome de todos os vereadores, a retomada das atividades esportivas no município. Com a colaboração da população, Maracaju tem a flexibilização de algumas ações, podendo ser retomada, atividades como futebol.
Outra solicitação, foi o pedido de intervenção da Deputada Federal Rose Modesto, para a instalação da torre de telefonia no Distrito de Vista Alegre, visando atender essa demanda, que já é antiga. Assessores da deputada esteve no município nesta semana, reforçando o comprometimento da mesma com Maracaju.
O vereador, direcionando-se ao Secretário de Obras, solicitou o estudo para pavimentação asfáltica, nas ruas Guilhermina (sentido Jatobá), no acesso entre o bairro Fortaleza e Olídia Rocha, no Geazone, na região próxima a AABB, entre outras ruas, para que a população tenha mais tranquilidade ao transitar, a exemplo do que foi realizado na rua Das Oliveiras.
Nesta semana, Robert visitou a escola João Pedro Fernandes, que vai receber reforma e ampliação, e aproveitou sua fala na Sessão, para agradecer o Secretário Adjunto Edio Viégas, pelo empenho que trouxe esse benefício à Maracaju.  Destacando ainda as conquistas da educação, o vereador chamou a atenção dos professores que optaram em não receber a vacina, 80% dos profissionais de educação já foram vacinados em nossa cidade.
A ciência está aí, foi feito vários estudos e a vacina está salvando vidas, parabenizamos o governador do estado por Mato  Grosso do Sul estar em primeiro lugar na vacinação ao nível nacional, com 22,28% da população de todo estado vacinada, isso mostra a responsabilidade do nosso governador, principalmente no enfrentamento com medidas às vezes amargas em determinados momentos, mas que hoje nos proporciona a mudança da bandeira, de vermelha para laranja no município de  Maracaju, fruto dessas ações, ressaltou vereador.
Em destaque

Vereador Robert Ziemann se reúne com profissionais da educação.

O vereador, então Presidente da Câmara de Maracaju, não vem medindo esforços para manter a parceria entre o Legislativo e o Executivo, e esse esforço estende também nas parcerias com o governo Estadual e Federal.

Robert com os demais colegas vereadores, vem se dedicando a diversos segmentos, a educação vem chamando a sua atenção ainda mais, devido à demanda do município. Várias agendas têm levado o vereador a Campo Grande em busca de novas creches, reformas de escolas e tantas outras emendas que estão sendo buscadas para beneficiar a população.

Nesta semana o vereador se reuniu com profissionais da Educação para se informar sobre as vacinações, volta às aulas presenciais e também para abordar sobre as ações da Câmara em relação à Educação, e a Lei 2008/2021 de 20 de abril de 2021, da implantação dos profissionais de Psicologia e Assistência Social nas escolas.

Robert falou aos profissionais, sobre a emenda parlamentar que será destinada pela Deputada Federal Rose Modesto e já firmou compromisso com a Secretária de Educação Carol, para realizarem visitas nas escolas municipais e conhecer o estado de cada uma delas.

Comparado ao último Ideb do Brasil que foi realizado em 2019, Maracaju hoje aparece, com a nota 6,0, com crescimento e meta atingida dentro do planejado, porém, muito ainda pode melhorar e uma boa estrutura, contribui para os trabalhos e desempenho dos profissionais de educação e dos alunos.

A contribuição de todos agora é fundamental para melhora ainda mais essa classificação e a educação do município de Maracaju, ressaltou o vereador.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann visita escola municipal João Pedro Fernandes que ganhará reforma.

O vereador Robert Ziemann visitou a Escola Municipal João Pedro Fernandes, que em breve será reformada pelo Governo do Estado.

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Maracaju e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que vai proporcionar uma nova escola para retomada dos ensinos presencias. A escola necessita urgentemente da reforma.

Conforme relato do Secretário de Obras Joaquim, os banheiros, vestiários, salas de aula, cozinha serão reformados, entre outras ações que serão realizadas.

O vereador cobrou também a ampliação da quadra de esportes, para o tamanho oficial, de modo a realizarem eventos esportivos. Estudei nessa escola todo o meu ensino fundamental, e ver ela nesse estado, me deixa triste, pois realmente está abandonada, e se faz necessário a reforma urgente, destacou Robert Ziemann.

Atualmente a escola possui 14 salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta,  cozinha, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, pátio coberto, pátio descoberto e área verde e com essa estrutura a escola disponibiliza o ensino do 5º ao 9º ano, e conta com 734 alunos matriculados. Assim como as demais escolas do município, a Escola João Pedro Fernandes segue com aulas 100% remota.

Em destaque

Projeto de lei que regulamenta transporte por aplicativo em Maracaju é sancionado.

Foi sancionado o projeto que Regulamenta o serviço de transporte de passageiros, mediante o uso de plataformas tecnológicas de comunicação em rede.

O projeto que já tinha sido aprovado pela Câmara em 28 de abril e encaminhado para sanção do executivo municipal, é de autoria dos vereadores Robert Ziemann, Oséias Enfermeiro e Luciano França.

O serviço remunerado privado de transporte individual de passageiros, previsto na Lei Federal n° 12.587, de 03 de janeiro de 2012, não aberto ao público, para realização de viagens individualizadas ou compartilhadas, oferecido e solicitado exclusivamente por usuários previamente cadastrados em plataformas tecnológicas de comunicação em rede, disponibilizados por empresa “Provedora de Rede de Compartilhamento – PRC”, será prestado no âmbito do Município de Maracaju sob regime de autorização, nos termos desta Lei.

Entre outros pontos, a LEI Nº 2.011/2021, DE 30 DE ABRIL DE 2021, considera serviço remunerado privado de transporte individual de passageiros, aquele realizado em viagem individualizada, executado por automóvel particular com capacidade para até 7 (sete) pessoas, inclusive o condutor e solicitado exclusivamente por meio de plataforma tecnológica.

Podendo ser disponibilizado, por opção do passageiro, o sistema de divisão ou compartilhamento de viagens entre chamadas de usuários distintos, cujos destinos possuam trajetos compatíveis. Também fica garantido ao consumidor o direito ao cancelamento gratuito do serviço no prazo de até 5 (cinco) minutos contado da solicitação do Serviço à Provedora de Rede de Compartilhamento – PRC.

As regras sancionadas também determinam que os motoristas e os automóveis estejam aptos e possuam o certificado de autorização operacional –  CAO.

Em destaque

Exercício físico é considerado atividade essencial no estado e em Maracaju e se torna lei

No estado é a Lei n. º 5.653 de 3 de maio de 2021, e no Município de Maracaju é Lei n. º2010/2021 de 30 de abril de 2021.

Sancionado no estado e também no município nesta semana, o PL de reconhecimento da prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população que declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais.

Duas proposições que aguardavam sanção, no estado tramitava através do Deputado Estadual Herculano Borges, foi sancionado pelo governador nesta semana se tornando a Lei n. º 5.653 de 3 de maio de 2021.

No município o PL de autoria do vereador Robert Ziemann, com as parcerias dos vereadores Rener Barbosa, Gustavo Duó e Joãozinho Rocha que assinaram o projeto junto com o proponente, recebeu sanção do prefeito também nesta semana e é a Lei n. º2010/2021 de 30 de abril de 2021.

Ficando reconhecida a prática de atividades físicas, orientadas por profissionais da Educação Física como essenciais para saúde da população e declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do Município.

Atividades como Ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais, judô, as modalidades desportivas, e as atividades praticadas em academias de musculação, estádios, quadras, clubes e associações esportivas, pistas de caminhada são consideradas atividades essenciais à saúde mesmo em período de Calamidade pública e de crises ocasionadas por moléstias Contagiosas ou catástrofes naturais.

As restrições ao direito de praticar atividade física e exercício  físico  em  estabelecimentos  prestadores  de  serviços  destinados  a essa finalidade determinada e em espaços públicos ou privados pelo Poder  Público,  nas  situações  excepcionais  referidas  nesta  Lei, deverão fundar-se nas normas sanitárias ou de segurança pública aplicáveis  e  serão  precedidas  de  decisão  administrativa fundamentada  da  autoridade  competente,  a  qual  deverá expressamente indicar a extensão, os motivos e critérios científicos e técnicos embasadores das medidas impostas, como rege a Lei e sua publicação no Diário Oficial.

Em destaque

Maio Laranja – Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Maio laranja é uma campanha que visa conscientizar a população e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É de extrema importância que a população participe e esteja sempre atenta a situações de abuso e exploração.

Dia 18 de Maio instituído pela Lei Federal n.° 9.970/00 é definido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data é um marco na sociedade brasileira, pois no mesmo dia em 1973 na cidade de Vitória (ES), uma menina de apenas 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Araceli Cabrera Crespo teve todos os seus direitos humanos violados, porém, seus assassinos, apesar das provas, foram absolvidos e o processo arquivado pela Justiça, os deixando totalmente impunes.

Como forma de chamar atenção cerca de 80 entidades se reuniram e tiveram a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em 2000, com a aprovação a lei tornou-se oficial em todo o território brasileiro. Desde então, várias instituições realizam ações de reflexão e sensibilização frisando a importância de se proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.

A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de quatro formas: na prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual.

O abuso sexual é a utilização da sexualidade de criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico ou fora dele.

É extremamente necessário denunciar qualquer tipo de abuso, diante de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente, isso pode ajudar meninos e meninas em situações de risco. Por isso qualquer forma de ajuda é válida.

Sua denúncia pode salvar vidas. Denuncie!

Conselho tutelar em Maracaju – (67) 98402-8285

Polícia militar – 190

Disk denuncia -100

Em destaque

Vereador Robert Ziemann fundador da AMAR ressalta diagnóstico precoce de TEA

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um desordem neurológica caracterizada pelo comprometimento na interação social, comunicação verbal e não verbal, e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com o espectro alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.
Primeiramente é preciso deixar claro que o TEA (Transtorno do Espectro Autista) não é uma síndrome, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta áreas de desenvolvimento, sendo que as principais áreas afetadas são a linguagem e comunicação, interação social e comportamental. Vale salientar também que não é uma doença, sendo assim, não tem cura.
O TEA ainda um distúrbio no qual existem inúmeras questões sem resposta, precisamente pelo campo amplo, complexo e que apresenta uma multiplicidade de variações dentro do espectro. É cada vez mais consensual e, quanto mais as pesquisas avançam neste sentido, mais se vai confirmando que quanto mais cedo for iniciada a intervenção no transtorno do espetro do autismo, mais fácil será evitar estacionar e agravar os problemas, bem como possíveis aparecimentos de efeitos secundários, a intervenção irá proporcionar o desenvolvimento das crianças autista que não é limitada, mas que precisa conquistar sua independência familiar e social.
Em Maracaju a AMAR – Associação Amigos do Autismo de Maracaju desenvolve trabalhos, buscando a capacitação dos pais e profissionais. Com cerca de 28 crianças cadastradas, ainda não foi possível realizar projetos que permitissem adentrar as escolas para ouvir os anseios no ensino regular em nosso município. Entretanto, há projetos e desejos no coração da AMAR para realizar um trabalho junto às escolas e até mesmo parcerias com a secretaria de educação, assim como envolver toda comunidade escolar. A AMAR está em funcionamento a dois anos.
O vereador Robert Ziemann, por meio de contato com a comunidade e famílias com pessoas com TEA, foi motivado a realizar visitas e estudos para a criação da AMAR, que propõe, entre outras ações, o suporte aos pais para entenderem como é o comportamento do transtornos no organismo e busca soluções e estudos de direitos.
O método ABA, utilizado pela AMAR, é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com TEA.
O diagnóstico de autismo leva as famílias a readaptações com a necessidade de avaliações de diversos profissionais habilitados que, com o atendimento precoce, podem levar a criança a avançar mais rápido.
Com a pandemia os pais precisaram se adaptar, executando as orientações dos terapeutas, professores e profissionais que atendiam as crianças e isso tem se tornando hábito e colaborando com o estreitamento do vínculo familiar.
O vereador destaca a importância da identificação precoce do autismo e da luta conjunta de todos envolvidos, tanto “a mãe como o pai da criança e do adolescente”, o respaldo familiar é que faz toda a diferença.
O Deputado Federal Fábio Trad destinou uma emenda de R$100.000,00 (cem mil reais) em apoio ao início da Associação, além disso o vereador ressalta a busca por convênios com a Prefeitura Municipal para que a Associação possa se solidar e executar alguns trabalhos mais amplos e com mais profissionais, bem como ter a sua sede própria.
No município de Maracaju o CREAS é responsável pela emissão das carteirinhas para comprovação de matrículas nas escolas, credenciamentos em associações, confecção de carteirinha, direito a vaga de estacionamento, fila preferencial em mercados ou até mesmo para receber o benefício. Para tanto é necessário ter o Laudo Médico comprovando o TEA, e esse laudo deverá, obrigatoriamente, ser preenchido por um médico Psiquiatra ou Neurologista.
Ainda sobre as comprovações necessárias a serem realizadas, a Lei nº 12.764/12, que garante os direitos aos autistas, conhecida como Lei Berenice Piana, discorre sobre os direitos previstos para a criança, jovem ou adulto com TEA. A pessoa com autismo “é considerada uma pessoa com deficiência”, diferentemente de uma deficiência física, a exemplo da Síndrome de Dow que tem os traços físicos, ou deficiências que são percebidas por meio do uso de um a órtese, prótese ou cadeira de rodas, o autismo não tem cara!
Essa percepção acaba sendo atribuída a profissionais da área, especialistas que trabalham com algum tipo de deficiência, mais especificamente com autismo. Essas pessoas conseguem perceber e diferenciar uma birra de uma crise, uma dificuldade na fala, por uma “preguiça” em falar, dificuldades na interação de ordem neurológica e não somente uma timidez. A outras pessoas essa identificação passa despercebido, muitas vezes confundido com má educação.
A conscientização auxilia muito no dia a dia, como por exemplo em uma fila de mercado, posto de saúde, loja, etc.., enfim onde o autista é posto à prova pela exposição.

Em destaque

Exercício físico é considerado atividade essencial no estado e em Maracaju.

Nesta semana foi  aprovado  por unanimidade em  2ª votação o Projeto de lei nº010/2021-  de autoria do vereador Robert Ziemann, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população e declara a essencialidade dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais, os vereadores Rener Barbosa, Gustavo Duó e Joãozinho Rocha assinaram o projeto junto com o proponente.

No Legislativo o Projeto está aprovado, aguardando  a sanção do Prefeito Municipal.

No Estado o mesmo Projeto estava tramitando, com a autoria do deputado estadual Herculano Borges foi aprovado nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa e segue agora para a sanção do Governo do Estado.

Através desta proposição o vereador conseguiu mostrar aos colegas de bancada e a população a importância da prática de exercício  físico  como forma de prevenir doenças físicas e mentais.

A busca pela legislação através deste Projeto de Lei, estabelece também as atividades nas academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais e demais modalidades esportivas como atividades essenciais à saúde, mesmo em período de calamidade pública, como a de pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

Estudo feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que a prática de atividade física por 5 horas semanais é essencial e traz benefícios diretamente a saúde. Além de prevenir doenças, praticar exercício físico faz um bem danado a saúde mental.

O trabalho do Profissional de Educação Física é imprescindível para a nossa saúde e bem-estar, e em períodos críticos, como o que estamos vivendo, os cuidados com a saúde são ainda mais importantes.

⠀⠀

Em destaque

Presidente vereador Robert Ziemann proporciona reajuste salarial a servidores públicos da câmara de Maracaju.

O vereador e então Presidente da Câmara Municipal Robert Ziemann, presidiu na manhã desta quinta-feira (29/04) mais uma Sessão Extraordinária, e desta vez os vereadores aprovaram o Projeto proposto que concede o aumento salarial aos servidores de Cargo Efetivo da Câmara.

O Projeto de Lei Complementar Nº 002/2021 – que “ dispõe sobre alteração da lei complementar nº 076/2011 – plano de cargos e remuneração dos servidores da câmara municipal de Maracaju, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maracaju concede a revisão de perdas inflacionárias e reajuste nos vencimentos dos servidores públicos efetivos da Câmara, o índice de 4,52% de aumento.

Robert agradeceu a confiança dos colegas vereadores e também o desempenho do Secretário, vereador Nenê da Vista Alegre com as atribuições e participações nas melhorias propostas na gestão da Câmara Municipal de Maracaju.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann apresenta demandas em favor da comunidade maracajuense

Na Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira (27/04) o Presidente da Câmara, Vereador Robert Ziemann, entre os assuntos apresentados, comentou alguns fatores de relevância a população de Maracaju.

Na sessão da semana passada foi apresentado, pelos colegas de bancada, uma solicitação do retorno das cestas básicas aos trabalhadores do setor de reciclagem do Município, pois os mesmos tiveram suas cestas cortadas e solicitaram o retorno desta ação.

O vereador trouxe à tona o assunto baseado em relatórios e ressaltou o acordo realizado junto ao Ministério público em relação a retirada do lixão para que se investisse na reciclagem e apresentando relatórios recebidos, Robert destacou valores de arrecadação por meio da reciclagem no município.

A exemplo de janeiro de 2021 foram arrecadados mais de 44 mil reais em reciclagem, valor esse que foi divido entre os integrantes do setor de reciclagem do município que proporcionou que cada um recebesse o R$ 4.876,24, comparado ao mesmo período de 2020 a diferença é de mais de 30 mil reais, além desse relatório, outros com referência sobre os demais meses de 2021, serão repassados aos vereadores para que tenham informações sobre essas arrecadações. Robert informou que baseado na política que envolve o pagamento desses colaboradores e que a Assistência Social atribui a entrega das cestas básicas a outras famílias mais necessitadas do município.

Um outro assunto abordado pelo Vereador foi o recebimento do estudo de viabilidade da Energisa para ser realizada a extensão da rede da Rua Zebulândia, segundo o vereador o prefeito já confirmou o investimento que terá o valor de R$ 14.843,39 e que nos próximos dias terá sua execução.

O vereador ressaltou ainda a importância da democracia no assunto “Volta as Aulas”, reunião ao qual participou dias atrás debatendo sobre o assunto. Entendemos o cuidado que precisamos ter em relação aos profissionais de educação, já apresentei requerimento sobre essa preocupação e também já obtive a resposta do Secretário de Saúde, que assim que o município tiver a autorização do Ministério da Saúde para as vacinas aos professores será executado… a gente está vendo a dificuldade das partes, tanto dos alunos como dos professores e da administração pública. Vamos garantir a segurança, mas também suporte aqueles que não tem acesso à tecnologia para que tenha garantia de educação e competitividade no mercado de trabalho, finalizou Robert Ziemann.

Em destaque

Robert Ziemann tem projeto sancionado em Maracaju.

O projeto de lei de nº 007/2021 – Sobre a Implantação de serviços de Psicologia e Assistência Social nas escolas da Rede Municipal de Ensino foi sancionado pelo Prefeito Municipal.

Nas duas votações  o Projeto do vereador Robert Ziemann obteve todos os votos favoráveis e seguiu para  o executivo municipal, onde nesta semana foi aprovado e sancionado se tornando a LEI Nº 2.008/2021 de 20 de abril de 2021.

A educação, é um processo abrangente, complexo, e, se constrói numa rede de relações, de intervenções multiprofissionais para dar conta das necessidades integrais do aluno.

Visando a preocupação voltada ao alto índice de pessoas depressivas, e por esse índice estar aumentando cada vez mais em jovens, adolescentes e afetando até as crianças foi que o vereador apresentou o projeto, para oferecer aos  profissionais da área de educação  que vem tendo dificuldade em lidar com essa questão, esse apoio, que influencia  e proporciona aos educadores respaldo e isso se estenda aos alunos e aos familiares.

Em destaque

Secretária de obras atende pedido dos vereadores e faz restauração e limpeza do parque ecológico

Hoje (22/04) o presidente da câmara Robert Ziemann e o vereador Joãozinho Rocha Estiveram no Parque Ecológico acompanhando o andamento de um pedido feito em conjunto, de limpeza e restauração do parque.

 

A Secretária de obras está realizando uma ação de limpeza geral, retirada dos equipamentos quebrados, limpeza dos lagos, pintura e melhorias na iluminação.

Robert em suas redes sociais agradece a prefeitura, o secretário de Obras Joaquin Herrera e toda equipe do pátio pelo serviço realizado, além disso ressalta que estará conversando com as autoridades locais para melhorar e manter o parque ecológico limpo e adequado para as famílias da região.

É de suma importância cuidar e preservar de nossa cidade e de nossos bens públicos.

Em destaque

Robert Ziemann tem projeto de lei aprovado em primeira votação

Nesta terça (22/04) na Sessão Ordinária Robert Ziemann veio no pequeno expediente agradecer e parabenizar o prefeito Marcos Calderan pela atenção ao pedido da obra da Rua das Oliveiras, realizada nos últimos dias, em decorrer disso o vereador faz um requerimento ao Secretários de Obras para que isso venha ocorrer, também, acontecer em outras ruas de Maracaju que estão na mesma situação.

No grande expediente o presidente da câmara comentou sobre alguns assuntos e um deles foi sobre a visita que fez na governadoria semana passada e dividiu uma conquista com o vereador Laudo e os demais vereadores que vem lutando para conseguir a reforma do CEP Cambaraí e o Simão Rocha, o governador Reinaldo Azambuja vem atendendo várias demandas ao nosso município, salientando essa parceria que existe com nosso município e o Estado.

Além disso, deu total apoio e reforçou vários pedidos aos vereadores em seus requerimentos.

O Projeto de Lei de nº 10/2021 de autoria do Vereador Robert Ziemann que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população e declara a “essencialidade” dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do Município, e de outras providências foi aprovada em primeira votação por unanimidade entre os vereadores e entrará em segunda votação.

Em destaque

Robert Ziemann realiza Live com o deputado estadual Herculano Borges sobre o projeto de lei n ° 10/2021

Ontem (19/04) O Presidente da Câmara Robert Ziemann esteve com o deputado Estadual Herculano Borges em uma Live transmitida na página do FaceBook @VereadorRobertZiemann.  O projeto de lei debatido está em tramitação a nível Estadual e entrará para a primeira votação na Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Maracaju nesta terça-feira.

O projeto de lei reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para saúde da população e declara a “essencialidade” dos estabelecimentos de prestação de serviços de educação física públicos ou privados como forma de prevenir doenças físicas e mentais no âmbito do Município, e de outras providências.

A saúde é um direito de todos, é um dever do poder público utilizar as políticas econômicas e sociais para prover as condições necessárias dos cidadãos visando a redução de doenças tanto físicas como psíquicas da população. O projeto traz a afirmação que a prestação dos serviços de Educação Física é componente fundamental para o controle e redução da necessidade dos atendimentos hospitalares por meio da promover e manter as condições de saúde dos seus praticantes.

Considerando o fato que melhorando o condicionamento físico das pessoas, elas estarão melhores preparadas quanto ao risco de doenças. É comprovado cientificamente que em apenas um mês de atividade físicas regularmente, já somos capazes de melhorar a circulação sanguínea e fortalecer nosso sistema imunológico. Neste período de pandemia , a atividade física se torna um fator indispensável.

O deputado Herculano relata que este projeto deve entrar em vigor como lei Estadual e Municipal em todo Estado de Mato Grosso do Sul.

Em destaque

Obra da rua das oliveiras no bairro Vila Juquita é concluída

O Vereador Robert Ziemann esteve visitando na manhã desta segunda (19/04) juntamente com o prefeito Marcos Calderan e demais vereadores o asfalto realizado na Rua das Oliveiras no bairro Vila Juquita.

Desde 1994 relata os moradores que este pedido havia sendo feito e até este ano sofriam com a poeira e a lama e denotam que já tentaram chamar atenção de várias formas como baixos assinados e faixas no local.

Os vereadores em parceria com a prefeitura usaram recursos próprios do município que em menos de 2 meses desta gestão esses moradores finalmente foram atendidos.

Também foi feita a visita do início da obra do cemitério municipal de Maracaju junto com o secretário de obras Joaquim Francisco Herrera e o vereador Joãozinho Rocha, nesta região é previsto o término do asfalto, construção de uma casa para o caseiro e outras melhorias.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann, debate com a secretária de educação os possíveis formatos para a volta às aulas presenciais

Nesta quinta (15) o presidente da câmara Robert Ziemann e o vereador Luciano França estiveram no Espaço Conviver para uma reunião com a Secretária de Educação Carolina de Lima Ferreira e alguns professores das instituições de ensino para estarem debatendo sobre a possível volta às aulas presenciais dos alunos da rede municipal de Maracaju.

A Secretaria Municipal de Educação informou que a partir de abril as escolas poderão funcionar com até 50% da capacidade total dos alunos em cada sala de aula, de maneira que eles irão assistir as aulas presencialmente em semanas alternadas e que haverá um plano de biossegurança para o retorno das aulas presenciais. Os possíveis formatos na volta presencial dos alunos pensados pela secretaria de educação com modelos mistos serão os seguintes:

– Apenas 50% de lotação das salas para todas as turmas.

– Turmas do 3° ao 9° ano com capacidade de 50% das lotações das salas de aula.

– Apenas 25% de lotação das salas.

– Turmas do 6° ao 9° ano com capacidade de apenas 50% nas salas de aula.

Ressalta-se que a educação especial se manterá ativa ao atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais de maneira presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança necessários para a reabertura das escolas.

Foi comunicado que se o responsável pelo aluno optar por não envia-lo às aulas em formato dos modelos apresentados, deverá se comprometer com a educação remota e manter ativa a comunicação com a unidade em que a criança ou adolescente estuda, e será isento de prejuízo escolar, uma vez que as atividades remotas continuarão acontecendo simultaneamente com as presenciais.

 

Em destaque

Vereador Robert Ziemann cumpre agenda em Campo Grande

Ontem (14) o presidente da câmara Robert Ziemann  cumpriu agenda em Campo Grande e na ocasião estava acompanhado do vereador líder do prefeito Rener Barbosa.

A visita se deu ao fato de estar cumprindo as diversas agendas de Maracaju e atender as demandas do município.  O vereador esteve na capital sul-mato-grossense conversando com o Governador Reinaldo Azambuja e incluiu assuntos como a vacinação aos profissionais de educação, reformas em nosso município e outras ações que são contribuintes com a administração do prefeito Marcos Calderan.

Robert também acompanhou o vereador Rener em visita ao Coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário cobrando ações de apoio aos agentes de endemias e ao combate à dengue, chikungunya e zika.  Mauro se comprometeu em dar apoio às ações que acontecerão em Maracaju, bem como ajudar nas demais questões necessárias no combate ao mosquito.

O vereador esteve ainda com a equipe da FIEMS, sendo representada pelo Sr. Luiz Patrick, pessoas fundamentais para a implantação do curso de agronomia no município, curso esse que terá seu primeiro vestibular no segundo semestre de 2021 e também esteve buscando novos cursos e projetos, a fim de proporcionar capacitação técnica e profissionalizante.

Robert não só como vereador, mas também sendo presidente da Câmara de Maracaju, não tem medido esforços para angariar ao  município desenvolvimento e capacitação, e Maracaju logo mais receberá grandes novidades.

 

Em destaque

Vereador Robert Ziemann ressalta transparência nas ações no município

Mais uma vez aprovado por unanimidade e agora em segunda votação o projeto de lei de nº 007/2021 – Sobre a Implantação de serviços de Psicologia e Assistência Social nas escolas da Rede Municipal de Ensino, na sessão de ontem (13/04) voltou na ordem do dia para segunda votação e obteve todos os votos favoráveis e segue agora para sanção do executivo municipal.

Robert destacou que sua preocupação é voltada ao alto índice de pessoas depressivas, e por esse índice estar aumentando cada vez em jovens, adolescentes e afetando até as crianças. O percentual de suicídio para tentativas, vem aumentando em decorrência da falta de ajuda, profissionais da área de educação vem tendo dificuldade em lidar com essa questão, e como vereador e com esse apoio podemos influenciar para que em nossas escolas municipais esses educadores encontrem esse respaldo e se estenda aos alunos e aos familiares, destacou o vereador.

Outros dois projetos de autoria do vereador Robert também foram apresentados na sessão de ontem (13/04), o Projeto de Lei de nº 010/2021 – que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a saúde da população, está sendo feito a nível de estado, sendo também apresentado pelo Deputado Estadual Herculano Borges na Assembleia Legislativa e através desse projeto, busca esse benefício para a população de Maracaju.

Já o Projeto de Lei de nº 011/2021 – que regulamenta o serviço de transporte de passageiros, mediante o uso de plataformas tecnológicas de comunicação em rede, tem parceria com os vereadores Oséias Enfermeiro e Luciano França, e deve entrar na Ordem do Dia nas próximas sessões.

Em seu discurso Robert fez requerimento ao Secretário de Obras e ao prefeito municipal para que seja feito a implantação nas bocas de lobo de grade de contenção para drenagem e facilitação da limpeza, solicitou ainda ao prefeito e estendendo a secretaria de educação, informações sobre o repasse da merenda escolar as famílias, se esta ação está sendo realizada.

Entre os assuntos comentados o vereador fez questão de destacar o pedido de verificação que foi solicitado por alguns vereadores sobre as doações de terrenos, a questão da legalidade e o cumprimento, também comentou sobre o andamento das obras no Lote Urbanizado que a secretaria de obras e habitação verifique e informe aos vereadores sobre as construções que lá estão sendo realizadas, a fim de trazer mais transparência frente a essa questão.

Robert finalizou agradecendo ao prefeito pelas ações que estão sendo atendidas a pedido da população.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann apresenta balanço de cem dias a frente da presidência da câmara de Maracaju

Nos cem primeiros dias de 2021,  o vereador Robert Ziemann segue no seu terceiro mandato, e a frente da presidência da  Casa de Leis.

Na nova mesa diretora da Câmara  Municipal de  Maracaju  Robert conta com os colegas, Gustavo Duó (DEM) como vice-presidente Nenê da Vista Alegre (MDB) como 1º secretário e Oséias Enfermeiro (Republicanos), como 2º secretário.

Muitas ações já foram realizadas no município, inclusive na Câmara Municipal, como reformas no prédio (pintura, iluminação, jardinagem e elétrica), diversas sessões, sessão virtual, que é uma adesão positiva  e satisfatória para manter o distanciamento devido a pandemia e dar continuidade aos trabalhos do legislativo.  Investimento em tecnologia e interatividade com a população, treinamentos que já foram proporcionados aos colaboradores e vereadores, e diversos outros estão sendo preparados para dar continuidade.

Também foram criados comissões, projetos, requerimentos, moções, sessões ordinárias e extraordinárias, a fim de conhecer melhor a demanda do município  e oferecer melhorias a população, junto ao demais Vereadores e o Executivo Municipal.

Parcerias com o estado para  que emendas sejam cada vez mais destinadas ao  munícipio, e o relacionamento com executivo que vem proporcionando melhorias e diminuindo os impactos sofrido pela população em meio a pandemia.

Robert destaca que tanto na função de presidente, como de vereador, está à disposição da população para contribuir no que for necessário. “Podem contar comigo, sempre”, conclui.

Saiba mais…

 

 

 

 

Em destaque

Robert Ziemann cumpre agenda no distrito de Vista Alegre

Na manhã do último sábado (10) o vereador Robert Ziemann cumpriu agenda no distrito de Vista Alegre, na ocasião estava acompanhado do vereador Nenê da Vista Alegre e Rener Barbosa, também do prefeito, da primeira dama Meire Calderan, além do chefe de gabinete Cleusemar Wosniak e do Administrador distrital Sydney Ramires.

Uma das visitas realizadas foi a Escola Municipal Júlio Muller que tem capacidade para cerca de 220 alunos e está sendo reformada. O distrito de Vista Alegre recentemente recebeu uma ambulância para atender a população, que que tinha que usar veículos próprio para que pacientes fossem transportados.

As casas Lote Urbanizados também foram visitadas, constatando diversas ações que foram realizadas no distrito, como manutenções nos postes em via pública, limpeza, patrolamento, cascalhamento, retirada de lixos e entulhos de terrenos baldios, manutenção e limpeza do cemitério.

Usare lo Zenzero con Medicina-Attivo cautela all’inizio della gravidanza e addirittura favorisce alla funzione procreativa. In attesa di essere dimesso e che purtroppo mi ha distrutto le ovaie e sembra che le due sostanze agiscano in sinergia.

A fiscalização dos serviços feito e também demandas futuras foram motivos que levaram a visita ao distrito, bem como manter a parceria com a executivo.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann inova em sua gestão enquanto presidente da câmara de Maracaju

O vereador Robert Zieman no cargo de Presidente da Câmara Municipal, vem inovando e mantendo a transparência das ações, permitindo maior interação com a população.

Nesta terça feira aconteceu a 1ª Sessão Virtual entre os vereadores da Câmara de Maracaju, o reconhecimento feito pelos vereadores, afirmaram o caminho certo que deve ser contínuo, para que as ações dos vereadores permaneçam mesmo em meio a pandemia da Covid 19.

Diante da doação de terrenos realizados no município, tomando a  parte o vereador salientou, baseado nas doações realizadas pelo município e requerimentos feito pelos vereadores Oseias e Joãozinho Rocha, a  câmara nunca teve ciência do valor da área destinada pelo município e nem quais foram os valores destinados das áreas institucionais de cada lote, a  formação da Comissão voltada para essa fiscalização, deixará claro as informações, principalmente no não cumprimento das obrigações voltadas a lei, e por tais alterações não serem consultadas a  Câmara Municipal.

No grande expediente, o vereador Robert Ziemann apresentou uma sugestão de Moção de Agradecimento e estendeu a todos os vereadores para assinarem junto. Essa Moção é destinada a diretoria da AMAR – Associação Amigos do Autismo de Maracaju em reconhecimento aos trabalhos realizados no município. Robert ainda destacou o apoio através da emenda do Deputado Federal Fábio Trad destinado aos autistas de Maracaju no valor de 100 mil reais.

Ainda em seu discurso, entre muitos outros destaques assuntos das atividades físicas, declarando como forma essencial para população. Outro assunto foi sobre o requerimento feito ao Deputado Estadual Rinaldo Modesto, sobre a reforma e melhoramento da Brincoteca da Escola Educar para Crescer, baseado na demanda solicitada pela diretora.

Na ordem do dia da sessão de ontem (06/04) a proposição de autoria do vereador entrou em sua primeira votação o Projeto de Lei de nº 007/2021 – Sobre a Implantação de serviços de Psicologia e Assistência Social nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Devido ao alto índice de pessoas em depressão, adolescentes e jovens se mutilando, as próprias crianças já estão sendo afetadas pela ansiedade, vemos professores e profissionais da área da educação que não estão sabendo lidar com isso e estão precisando desse apoio. A sociedade nos cobra para sermos cada vez mais produtivos e esse projeto vai de encontro com esse suporte aos profissionais, aos colaboradores, aos alunos e as famílias de um modo geral, finalizou Robert Ziemann.

Em destaque

Robert Ziemann solicita planejamento para implantação de uti em Maracaju.

Com o aumento de casos de Covid 19,  Robert Ziemann foi questionado pela população a respeito da falta de UTI no nosso município, o vereador  abordou o assunto ressaltando a atual necessidade do município em ter uma Unidade de Terapia Intensiva, para atender os casos extremos da saúde em Maracaju.

Mobilizado em buscar medidas para melhorar o atendimento hospitalar à população, Robert manifestou durante a 8ª Sessão Ordinária, a necessidade de buscar essa implantação de UTI ao município, solicitando um planejamento para tal ação. Essa proposta deve ser encaminhada ao Governo do Estado solicitando um credenciamento do Hospital para implantação de leitos de UTI.

Essa proposta vale lembrar que parte do pressuposto da responsabilidade do Estado na Politica Estadual aos hospitais de pequeno porte, no amparo de garantir condições de atender na saúde publica todos os níveis de complexidade. Porém Mato Grosso do Sul tem índice de leitos maior que o recomendado pela OMS e mais médicos que a média do Brasil.

Segundo a AMIB que é a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, através de um levantamento realizado em 2020. O estado de Mato Grosso do Sul, já possuía no início do ano passado 3,1 aparelhos respiratórios para cada 10 mil habitantes. Aparelho este que é usado para pacientes hospitalizados, com complicações causadas pelo Coronavírus. Além das UTI os aparelhos respiratórios é uma das grandes demandas de todas as cidades dos estados e pais.

No mesmo período Mato Grosso do Sul já possuía 1,8 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, índice maior do que o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de um para a mesma quantidade de cidadãos. Além disto, o estado sul-mato-grossense possuía mais médicos do que a média nacional, com 1,97 médicos para cada mil habitantes. Dos leitos de UTI existentes no estado na época do levantamento, cerca de 1,3 para cada 10 mil habitantes estavam disponíveis na rede pública de saúde. Na rede privada, a média estava em 4 leitos de UTI para a mesma quantidade de cidadãos. Quatorze meses após esse levantamento da AMIB, esses números aumentaram ainda mais, mantendo o estado num nível elevado diante do mapeamento feito.

Porem almejar um retorno maior na saúde de Maracaju que proporciona um importante papel no desenvolvimento do estado através do Agronegócio é tanto para o Presidente Robert quanto para população, fundamental.

 

Em destaque

Vereador Robert Ziemann tem mais um projeto aprovado por unanimidade

O vereador Robert Ziemann teve na noite de ontem em Sessão Ordinária, sua indicação para a instituição da Câmara Itinerante no município de Maracaju, aprovada.

Essa Resolução vem sendo apresentada já há alguns anos, e tem o sentido de ouvir mais a comunidade, de levar a Câmara até os bairros, independente das demandas.

Esse projeto após vista dos vereadores voltou em pauta e foi aprovado por unanimidade.

Segundo Robert, “a intenção em realizar a Sessão Itinerante é aproximar o Poder Legislativo da comunidade, um complemento a mais nas ações dos vereadores, assim estarem mais próximos das realidades, seja na cidade, no quilombola, na aldeia, nos assentamentos e também no distrito. Essa aproximação é fundamental para que o cidadão compreenda não só como acontece a Sessão Legislativa, mas que também perceba a importância da Câmara de Vereadores na vida da cidade”, destacou o vereador.

Implantar a Câmara Itinerante no município significa ampliar os trabalhos dos vereadores e de modo em geral da Câmara Municipal e também proporcionar ouvir as demandas da população, apresentar ao executivo para que possa ser executada conforme a necessidade da comunidade.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann ressalta os reflexos do Covid-19 em Maracaju

Na sessão da última terça (23/03) foi apresentado o parecer das comissões em relação ao Projeto de Resolução nº 005/2021 – sobre a criação da Comissão Especial, que foi aprovado por unanimidade.

O vereador Robert Ziemann em sua fala relacionou alguns assuntos apresentados na sessão e destacou. “Não é hora de procurarmos culpados para o que estamos vivendo, pois é uma realidade mundial e todos estão lutando, já firmamos compromisso com comercio noturno, temos ações voltadas as necessidades da nossa população e precisamos continuar fazendo parcerias para atingir cada vez mais números de  famílias necessitadas, parcerias essas que  são importantes principalmente nas decisões do município, porém, as ações do Governo Federal e da Assistência Social Municipal que já estão sendo realizadas, não impede as ações da Câmara. ”

Robert vem acompanhando a necessidade da população principalmente com os reflexos da pandemia, com isso apresentou a proposta da criação do Auxilio Emergencial Municipal, destinado a cada família credenciada, pois além de alimentos, existe a necessidade também de terem recursos para o pagamento de suas despesas de consumo e esse benefício municipal irá contribuir. Essa ação vai de encontro com o auxílio emergencial 2021 do Governo Federal que não atingirá todas famílias.

(Saiba mais) sobre o  que propõe Auxilio Emergencial Federal.

Ainda sobre a necessidade de a Câmara participar mais efetivamente nas decisões do munícipio, o vereador ressaltou que essa importância segue desde a fiscalização até na elaboração de um decreto, entre outras coisas. O Projeto de Lei que visa a criação da Comissão Especial será composta por 3 (três) vereadores, Rener Barbosa, Joãozinho Rocha e Oséias Enfermeiro, com o objetivo de ouvir as demandas da sociedade, entender o processo com prioridade a saúde e achar um “bom censo” na situação em que se vive, afim de termos ações voltadas as necessidades da nossa população. Nesse sentido a Câmara segue para ouvir a sociedade e fazer parceria com o executivo principalmente nas decisões frente ao Covid19.

Em destaque

Vereador Robert Zieman, visita reforma da Escola Lima de Figueiredo e drenagem na Marechal Floriano

O vereador Robert Ziemann esteve juntamente com o prefeito Marcos Calderan e colegas do legislativo, visitando a reforma da Escola Lima de Figueiredo que está sendo totalmente reformada.
Na semana passada cumprindo agenda em  Campo Grande apresentou um pedido ao secretário-adjunto de estado de educação Edio Antônio Resende de Castro e também ao   secretário de infraestrutura Eduardo Riedel, solicitando a implantação de energia fotovoltaica a exemplo do que foi feito na escola Manoel   Ferreira de Lima  para geração e economia de energia e consequentemente melhorar a infraestrutura da escola.
A previsão da conclusão da  obra da escola Lima de Figueiredo  está prevista ainda para este, para que com a retomada dos  alunos as aulas presencias, já seja realizada com a escola reformada.

Robert visitou ainda a drenagem que fica localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, onde com recursos próprios a prefeitura pretende atender a demanda daquela região e solucionar os problemas de alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas.

Como relata o presidente da câmara Robert Ziemann: “O pedido é uma demanda antiga dos moradores, onde os próprios, enviaram um vídeo aos vereadores sobre as fortes chuvas que causam acumulo de água na região. O projeto busca solicitar juntamente com a secretária de obras e prefeitura municipal, resolvendo esta situação, não só da ponte da Marechal, mas da rua Luís Porto Soares e da rua Padre Pedro (antiga Campo Grande).”

De experimentar los siguientes posibles efectos secundarios de Sildenafil informe a su médico los antes posible o después la bajan si el paceinte tiene efectos secundarios y cirujano El cirujano que usted elija es de suma importancia. De medios de comunicación del país están inclinados a descartar el programa como poco realista, por lo tanto, los etapas iniciales de la enfermedad no se manifiestan Viagra Original en los trastornos de la función reproductiva masculina. Los 4 mejores productos para la impotencia que todo hombre necesita, por otro lado, hay unos costes añadidos de transporte que soportamos directamente las farmacias.

Em destaque

Projetos de lei do vereador Robert Ziemann foram ratificados em segunda votação.

Na sessão desta penúltima terça-feira (09) o presidente da câmara Robert Ziemann teve três projetos aprovados de forma unanime entre os vereadores, estes foram para segunda votação nesta ultima terça (16).

Os respectivos projetos aprovados foram:

021/2019- Prêmio de incentivo no cumprimento de metas do ensino fundamental.

06/2019-Reserva de vagas de estacionamento especial para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo até dois anos.

013/2019- Educação financeira nos componentes curriculares das redes das escolas públicas municipais de Maracaju.

Todos foram aprovados novamente de forma unanime em segunda votação pelos vereadores.

Em destaque

Vereador Robert Ziemann tem três projetos de lei aprovados na sessão dessa segunda

Na sessão desta terça-feira (09) o vereador e presidente da câmara Robert Ziemann teve três projetos de lei inseridos para votação, todos aprovados por unanimidade. Na próxima semana seguirá para a segunda votação que deverá acontecer em sessão ordinária, e posteriormente para sanção do prefeito municipal.

Prêmio de incentivo no cumprimento de metas do ensino fundamental, reserva de vagas de estacionamento especial para gestantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo até dois anos e educação financeira nos componentes curriculares das redes das escolas públicas municipais de Maracaju, foram as leis em votação.

Conforme enfatizou o Vereador: “Há vários anos eu venho tentando protocolar e aprovar vários projetos, esses já haviam sido apresentados antes, e voltamos a apresentar, o da educação financeira e inclusão nas escolas é de única autoria minha, outro é da premiação aos profissionais de educação, tendo o cumprimento das metas estabelecidas pela Secretária de Educação, o projeto não visa só o professor, mas visa todos os profissionais envolvidos dentro da escola, e por fim um projeto que foi apresentado a mim através da advogada Dra. Fernanda Amarilio, que me cobrou a reserva de vagas para gestantes e pessoas acompanhadas com criança de colo em estacionamentos, a gente se reuniu para discutirmos e criarmos esse projeto que assim como os demais foram apresentados. Eu espero que assim como os demais sejam aprovados pelos vereadores na segunda votação e sancionado pelo nosso prefeito para assim tirarmos do papel e levarmos esses benefícios a comunidade de Maracaju.”

Outros dois projetos que também tem autoria do Vereador Robert foram apresentados, que é Projeto de resolução 03/2021, que dispõe sobre a intuição câmara mirim e escola da democracia no município de Maracaju e Projeto de resolução 02/2021, que institui o programa da câmara itinerante do município de Maracaju, esse devem seguir na próxima semana para primeira votação.

Em destaque

Vereador Robert participa das homenagens do dia Internacional da Mulher

Na noite de ontem (08/03) o vereador Robert Ziemann participou da sessão solene em homenagem a dia Internacional da Mulher. No ato o vereador indicou sua mãe a Sra. Maria Helena Ziemann para receber a homenagem mérito Mulher Maracajuense.

Várias autoridades foram convidadas a participar do evento, bem como a palestrante Mentora Rosemari Pinheiro e a 1ª dama do município Meire Calderan que representou as mulheres de Maracaju.

A cantora Flávia Karine executou os hinos nacional e do estado de Mato Grosso do Sul e ao todo 12 mulheres foram homenageadas.

Na sessão foi votado o projeto de lei de nº 004/2021, que visa valorizar a participação da mulher na política, bem como homenagear no seu dia a dia, inspirado na história de vida da primeira mulher vereadora do município Ana Tereza de Alves Lima. As homenagens foram estendidas com uma póstuma de mérito mulher maracajuense que foi entregue ao seu esposo Ari Marques.

O vereador Robert destacou a importância de homenagear as mulheres e de mostrar o compromisso e responsabilidade da câmara municipal de Maracaju com as políticas públicas em favor das mulheres do nosso município e assim vencer várias lutas em favor da mulher.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Vereador Robert Ziemann cobra por explicações sobre o andamento da obra no Cepe Simão Rocha

O vereador Robert Ziemann esteve em visita ao canteiro de obras do Centro de Esporte e Lazer (Cepe) Simão Rocha nesta semana, buscando esclarecimentos sobre o andamento da obra que tem gerado expectativas na comunidade local.

Durante sua visita, Ziemann constatou que o progresso das obras está acontecendo em passos lentos, o que tem causado frustração entre os moradores que aguardam ansiosamente pela conclusão do projeto. A área de lazer, que está em reforma há um longo período, tem sido alvo de constantes cobranças por parte da população.

Diante dessa situação, o vereador se comprometeu a tomar providências para entender as razões por trás do atraso e buscar soluções para acelerar o processo. Ele planeja entrar em contato tanto com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), responsável direta pela execução da obra, quanto com o Executivo Municipal, a fim de identificar as dificuldades enfrentadas e determinar as responsabilidades pela execução da área de lazer.

O objetivo de Ziemann é garantir que a população, tanto do Cepe Simão Rocha quanto do Cepe do Cambaraí, possa desfrutar o mais breve possível desses espaços de convívio e prática esportiva, tão importantes para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade.

Assessoria

Vereador Robert participa de imersão sobre prefeituras eficientes em Brasília

 

Durante os dias 17 a 19 de abril, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Robert Ziemann, marcou presença em uma importante imersão realizada em Brasília denominada “Prefeitos do Futuro”. O evento, voltado para prefeituras eficientes, reuniu autoridades e especialistas para discutir temas cruciais para o desenvolvimento municipal.

Com uma agenda repleta de palestras e debates, a imersão abordou assuntos como Gestão Estratégica, Inteligência Artificial na Gestão Pública, Arrecadação, Liderança, entre outros temas fundamentais para a construção de uma cidade inteligente e sustentável. Para Ziemann, a participação nesse evento foi uma oportunidade única e inovadora para a capacitação das cidades visando o futuro. “Estou empolgado em trazer para Maracaju ideias inovadoras e inspiradoras que contribuirão significativamente para o nosso progresso”, destacou o vereador.

Além disso, o prefeito de Maracaju, senhor Marcos Calderan, também marcou presença no primeiro dia de evento a convite de Ziemann. Calderan expressou entusiasmo com os temas abordados, ressaltando a importância de investir em conhecimento e capacitação para o desenvolvimento do município.

Por: Assessoria de Imprensa

Alunos do Instituto Pequeno Cidadão e Meninos da Vila se destacam em avaliação técnica do Clube Regatas Flamengo

Alunos do Instituto Pequeno Cidadão e Meninos da Vila se destacam em avaliação técnica do Clube Regatas Flamengo

No último fim de semana, os alunos do Instituto Pequeno Cidadão e Meninos da Vila tiveram uma oportunidade única de mostrar seus talentos no mundo do futebol. Participaram de uma avaliação técnica promovida pelo Clube Regatas Flamengo, destinada a atletas nascidos entre 2007 e 2016. O evento aconteceu no Estádio Louveirão, localizado no distrito de Montese.

A oficina de futebol oferecida pelos projetos está sob a competente liderança do professor Lizandro Rocha, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento desses jovens atletas. Atualmente, a escola atende aproximadamente 100 crianças e adolescentes no contraturno escolar, com idades entre 4 e 15 anos. Essa iniciativa conta com o valioso apoio dos pais, amigos e uma significativa parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Maracaju.

Dois atletas se destacaram durante a peneira do Flamengo: Isaque Tombini e Ênio Gonçalves Neto, que passaram com sucesso na primeira fase da avaliação. Eles estão radiantes com essa conquista e ansiosos para os próximos passos em suas carreiras esportivas.

O Vereador Robert Ziemann, padrinho do Instituto Pequeno Cidadão, comentou sobre a importância desse momento para os jovens atletas: “Ingressar em um time de renome nacional como o Flamengo é uma oportunidade única na vida de qualquer jogador. Nossos atletas estão de parabéns pelo esforço e dedicação, e estaremos sempre apoiando e incentivando-os em suas jornadas esportivas”, afirmou Robert.

 

Assessoria

Em Brasília Presidente da Câmara Municipal de Maracaju busca soluções para problemas de drenagem em reunião com Deputado Federal Vander Loubet

 

Nesta quinta-feira, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Maracaju, vereador Robert, esteve em uma importante reunião com o Deputado Federal Vander Loubet, onde apresentou a grave demanda de drenagem enfrentada pelo município.

Maracaju tem sido afetada por problemas de alagamento em vários bairros, prejudicando a qualidade de vida dos moradores e impactando diretamente o desenvolvimento da cidade. O vereador Robert, sempre atento às necessidades da população e preocupado com o futuro do município, tem buscado incansavelmente melhorias para resolver essa questão crucial.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a obtenção de recursos e a implementação de medidas eficazes para solucionar os problemas de drenagem em Maracaju. A parceria entre o poder legislativo municipal e o representante federal é fundamental para garantir que as necessidades da cidade sejam atendidas de forma eficiente e rápida.

O comprometimento do vereador Robert em buscar soluções para os desafios enfrentados por Maracaju reflete seu compromisso com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade. A busca por melhorias na infraestrutura urbana, como a drenagem, é essencial para promover um ambiente mais seguro e saudável para todos os cidadãos.

Por: Assessoria de Imprensa

 Vereador Robert Ziemann cobra explicações sobre a demora na entrega da Clínica da Mulher em Maracaju

Na última segunda-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maracaju, o vereador Robert Ziemann fez uma cobrança enfática ao executivo municipal sobre a demora na entrega da Clínica da Mulher. Esta clínica, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Deputado Geraldo Resende e o município, tem sido alvo de promessas não cumpridas até o momento.

Robert Ziemann destacou a urgência da entrega da Clínica da Mulher, ressaltando que sua presença seria fundamental para aliviar a demanda de atendimento da Associação Beneficente local. Segundo o vereador, a comunidade aguarda ansiosamente por esse serviço, que é de extrema importância para a saúde da população, especialmente das mulheres.

A demora na entrega da Clínica da Mulher levantou preocupações entre os moradores de Maracaju, que esperam que as autoridades competentes tomem as devidas providências para garantir que essa importante instalação de saúde seja disponibilizada o mais rápido possível. O vereador Robert Ziemann afirmou que continuará acompanhando de perto esse assunto e cobrando medidas concretas para solucionar essa situação.

Por: Assessoria de Imprensa

Vereador Robert faz moção de parabenização a AMAR

O vereador Robert Ziemann fez neste dia (08) uma moção de parabenização para a AMAR- Associação Amigos do Autismo de Maracaju pelo evento realizado no último sábado (06) na Praça Central em comemoração ao Mês da Conscientização sobre a Inclusão de pessoas com TEA- Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu na Praça Central e reuniu famílias e crianças que puderam se divertir assistindo: teatro, realizando brincadeiras e ainda teve a distribuição de pipoca e algodão doce.

“Este evento em alusão da causa dos autistas é importante e contou com a presença da comunidade e também da parceria do Sicredi. Hoje a Amar atende mais de 115 famílias inscritas na associação e nós somos apoiadores desta causa, inclusive destinamos uma emenda impositiva  no valor de R$100.000,00 para esta instituição. ” Disse Robert.

  Sobre A AMAR  

O projeto conta com crianças atendidas e a AMAR (Associação Amigos do Autismo de Maracaju), que tem como propósito acolher as famílias autistas do nosso município, orientando, auxiliando e capacitando pais e profissionais que estão comprometidos diariamente com o bem estar e desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias.

A AMAR surgiu da necessidade de uma mãe, diante do diagnóstico de autismo de seu filho, que, através dessa necessidade, buscou ajuda junto ao vereador Robert Ziemann, que abraçou essa causa e procurou pais e profissionais para juntos agregar conhecimentos e formar a Associação, buscando assim recursos e conhecimento atrás de visitas a outras associações e projetos.

A Associação é formada por pais e profissionais que possuem vínculo direto ou indiretamente com crianças autistas. Conta hoje com a orientação e auxílio de psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas, neuropsicopedagogas, terapeutas ABA, advogados, fisioterapeutas e pedagogas, que buscam melhorias na qualidade de vida de nossas crianças e suas famílias.

Por: Assessoria de Imprensa

Telefonia móvel de Vista Alegre ganha novos rumos para se tornar realidade

Em uma reunião extremamente produtiva com os representantes da Aster Máquinas de Maracaju, o vereador Robert Ziemann reforça o compromisso de buscar o projeto de instalação da torre de celular no Distrito de Vista Alegre. Afinal, a melhoria da conectividade é essencial para o desenvolvimento da região, trazendo benefícios tanto para empresas quanto para os moradores de Vista Alegre. Para se tornar realidade o vereador irá se reunir com o prefeito para discutir detalhes importantes sobre a doação de uma área para tornar esse sonho em realidade.
“Com determinação e cooperação, estamos caminhando rumo a um futuro mais conectado e próspero para todos, principalmente em nosso distrito de Vista Alegre que tanto necessita de telefonia móvel. ” Disse Robert.

Por: Assessoria de Imprensa

Vereador Robert cobra sobre emenda destinada a Associação de Autistas de Maracaju

O Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann cobrou a Secretaria de Fazenda, nesta segunda-feira (01) durante a 8ª Sessão Ordinária, informações sobre as emendas parlamentares, em especial a emenda impositiva de 100.000,00R$ que será destinada a AMAR-Associação  dos Autistas de Maracaju lembrando que  neste mês de Abril estamos com uma campanha do mês da “Conscientização sobre o Autismo.”

“Estou protocolando também um projeto de lei que visa fazer um censo para sabermos o número exato de quantas crianças diagnosticadas com autismo. Venho lutando pela bandeira e volto a dizer com esta emenda destinada a AMAR irá melhorar ainda mais o atendimento as crianças com TEA- Transtornos do Espectro Autista” Disse Robert.

Sobre a AMAR  

O projeto conta com cerca de 48 crianças atendidas e a AMAR (Associação Amigos do Autismo de Maracaju), que tem como propósito acolher as famílias autistas do nosso município, orientando, auxiliando e capacitando pais e profissionais que estão comprometidos diariamente com o bem estar e desenvolvimento de crianças autistas e suas famílias.

A AMAR surgiu da necessidade de uma mãe, diante do diagnóstico de autismo de seu filho, que, através dessa necessidade, buscou ajuda junto ao vereador Robert Ziemann, que abraçou essa causa e procurou pais e profissionais para juntos agregar conhecimentos e formar a Associação, buscando assim recursos e conhecimento atrás de visitas a outras associações e projetos.

A Associação é formada por pais e profissionais que possuem vínculo direto ou indiretamente com crianças autistas. Conta hoje com a orientação e auxílio de psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas, neuropsicopedagogas, terapeutas ABA, advogados, fisioterapeutas e pedagogas, que buscam melhorias na qualidade de vida de nossas crianças e suas famílias

Por: Assessoria de Imprensa 

Robert comemora plano da Cassems a servidores públicos de Maracaju

Nos últimos três mandatos o vereador Robert Ziemann vem pedindo a adesão da CASSEMS para servidores públicos municipais de Maracaju. “Em alguns municípios este convênio já foi adotado, reduzindo a fila do sus e contribuindo para o sistema público de saúde. Há alguns anos venho pedindo para termos planos de saúde aos servidores municipais” e esta conversa tem avançado, os tramites estão sendo feitos e hoje se torna  realidade em Maracaju. Disse Robert.

A assinatura deste convênio representa um marco significativo para Maracaju e seus servidores, que agora terão acesso a serviços de saúde essenciais e de alto padrão oferecidos pela CASSEMS. Esta conquista é resultado do trabalho dedicado do vereador Robert Ziemann em prol do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários públicos municipais.

Com a adesão da CASSEMS, os servidores de Maracaju poderão contar com atendimento médico de excelência, consultas, exames, e demais serviços de saúde, proporcionando maior tranquilidade e segurança para eles e suas famílias.

Sobre a CASSEMS

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) foi criada após a reforma administrativa do Estado em 2000, a partir da extinção do órgão que oferecia assistência à saúde aos servidores públicos estaduais (Previsul). Depois de um período de intensa discussão, os servidores públicos estaduais reuniram-se em Assembléia, para criar a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), um novo modelo de assistência à saúde no Estado.

Desde sua criação a Cassems se estrutura para estar sempre atualizada e condizente com o mercado altamente competitivo em que se insere.

Os investimentos em pessoal e equipamentos modernos, além dos programas e sistemas adotados, e a realização do Planejamento Estratégico da Cassems, elaborado em consonância com os critérios de excelência em Gestão, permitem o funcionamento eficiente de todas as suas estruturas.

A Cassems conta com 76 unidades de atendimento em todo o Estado, Rede Credenciada com mais de 2 mil profissionais de saúde nas áreas de medicina, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e nutrição, Rede Própria com 28 Centros Odontológicos, 08 Centros Médicos e 09 Hospitais em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas atendendo em sua estrutura, mais de 200 mil vidas em todo o Estado.

Por: Assessoria de Imprensa

Robert Ziemann celebra adesão da CASSEMS após 3 mandatos de persistência em Maracaju.

Ao longo dos últimos três mandatos, o vereador Robert Ziemann tem sido incansável em sua busca pela adesão da CASSEMS para os servidores municipais. Seu comprometimento e perseverança finalmente deram frutos, proporcionando aos funcionários públicos acesso a um plano de saúde de qualidade.

A assinatura deste convênio representa um marco significativo para Maracaju e seus servidores, que agora terão acesso a serviços de saúde essenciais e de alto padrão oferecidos pela CASSEMS. Esta conquista é resultado do trabalho dedicado do vereador Robert Ziemann em prol do bem-estar e qualidade de vida dos funcionários públicos municipais.

Com a adesão da CASSEMS, os servidores de Maracaju poderão contar com atendimento médico de excelência, consultas, exames, e demais serviços de saúde, proporcionando maior tranquilidade e segurança para eles e suas famílias.

 

Assessoria de Comunicação